Início AGENDA TORRES NOVAS – Workshop e oficina de mindfulness para não docentes e...

TORRES NOVAS – Workshop e oficina de mindfulness para não docentes e alunos do 3.º ciclo

O Município de Torres Novas vai promover, a partir de 18 de abril, um workshop e uma oficina online sobre mindfulness, no âmbito da iniciativa Escola Plena, projeto do Município e dos agrupamento de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, que conta com a parceria do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O workshop está agendado para dia 18 abril, entre as 19h e as 20h30, e destina-se ao pessoal não docente dos agrupamentos Artur Gonçalves e Gil Paes. «Sente-se constantemente em piloto automático? O stress anda consigo para todo o lado? Dar aulas tornou-se exaustivo? Venha perceber como a prática de Mindfulness pode ajudar.» As inscrições podem ser efetuadas a partir do link: https://forms.gle/TnWY7wN9SZ2QKHc18

No que diz respeito à oficina de mindfulness, direcionada aos alunos do 3º ciclo, realiza-se de 19 de abril a 7 de maio, das 18h às 18h45 às segundas-feiras, ou de 20 de abril a 8 de maio, das 18h às 18h45, às terças-feiras, numa atividade que pretende ajudar os alunos a lidar com o stress de maneira saudável e a melhorar a comunicação e reduzir os conflitos. «De forma divertida, vamos experimentar várias práticas de introdução ao mindfulness. Com elas, aprendes a desenvolver as tuas próprias ferramentas, simples e fáceis de lembrar, e que poderás usar todos os dias, em momentos mais difíceis, seja a fazer um teste na escola ou a lidar com os teus pais ou amigos». Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/1vIKQq0BWcum-xQEmi-Y9Ob_a0d160Ip41vOBuHwUbkE/edit

O projeto Escola Plena aplica intervenções baseadas em mindfulness junto de docentes, não docentes e alunos do 3.º ciclo e ensino secundário do concelho, explorando variáveis como a resiliência, a ansiedade, o stress e a regulação emocional. O principal foco centra-se na diminuição dos níveis de stress e de ansiedade na comunidade escolar, contribuindo, consequentemente, para a redução do insucesso e promoção de melhores resultados.