Início REGIONAL TORRES NOVAS – Urgência pediátrica num «caos» nesta quarta-feira. ULS Médio Tejo...

TORRES NOVAS – Urgência pediátrica num «caos» nesta quarta-feira. ULS Médio Tejo confirma «aumento muito expressivo de episódios diários» e adverte que «mais de 60% dos atendimentos são situações pouco urgentes»

A urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas esteve num autêntico «caos» durante esta quarta-feira. O alerta chegou à redação da Hertz, precisamente com esta adjetivação, O mesmo testemunho refere que, pelas 20 horas, foi chamada uma criança ao gabinete médico, portadora da senha 133… isto quando a última triagem era referente ao número 202. E houve mesmo quem desistisse de atendimento perante a longa espera de várias horas. Entretanto, a Hertz procurou esclarecimentos junto da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, que confirma «um aumento muito expressivo dos episódios diários de urgência». Ou seja, «de uma média de 100 episódios por dia, atingiram-se 175 na terça-feira e 145 atendimentos nesta quarta». A mesma fonte assegura que «as equipas e escalas da urgência estão completas».

Ficou, ainda, o alerta: «mais de 60% dos atendimentos são situações pouco urgentes – as chamadas pulseiras verdes e azuis. Nesse sentido, é muito importante sensibilizar a população para a necessidade de recorrer à triagem da linha SNS24 que poderá encaminhar para outras soluções, nomeadamente para as unidades de cuidados primários». A ULS aproveitou, então, para «apelar a uma utilização mais adequada ao serviço de urgência. Esta afluência com casos pouco urgentes resulta em alargados tempos de espera e compromete a assistência em tempo adequado aos casos verdadeiramente urgentes / emergentes para os quais o serviço de urgência hospitalar está vocacionado», reforça este esclarecimento remetido à redação da Hertz.