TORRES NOVAS – Um Inimigo do Povo no Teatro Virgínia

TORRES NOVAS – Um Inimigo do Povo no Teatro Virgínia

A peça de teatro Um Inimigo do Povo, com direção artística de Tónan Quito, a partir da obra de Henrik Ibsen, subirá ao palco do Teatro Virgínia no dia 15 de outubro, sábado, às 21h30. Ibsen começa a ação com um médico, Dr. Stockmann, a descobrir que as águas da nova estância balnear (a grande fonte de receitas da cidade) estão infetadas, provocando doenças nos futuros clientes, e a querer divulgar a descoberta no jornal «O mensageiro do Povo». O seu irmão, intendente, homem do poder local, quer abafar a notícia, porque ela irá fazer com que a estância feche, o que provocará a ruína da cidade e da população.
Nesta obra, Ibsen expõe de uma forma direta e crua a colisão do indivíduo com o coletivo; a rutura de um homem que descobre uma verdade e, confrontando-a com a cidade, apercebe-se de que esta, manipulada pela imprensa e pelo poder, prefere viver na mentira. Interpretada por Filipa Matta, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Pedro Gil, Jorge Andrade e Tónan Quito, a peça é um retrato da tensão existente entre o indivíduo e o coletivo; entre a verdade individual e a hipocrisia do coletivo; e a escolha que temos que fazer entre uma e outra. Acaba por ser uma metáfora em que as águas contaminadas são a própria sociedade daquela cidade. Apesar de ser uma peça baseada na argumentação e na palavra, a sensação com que ficamos no fim é que temos de agir.
Tónan Quito (1976) é licenciado em formação de atores/encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Começou o seu percurso como ator no «4º Período – O do Prazer», dirigido por António Fonseca. Trabalhou com Luís Miguel Cintra, Lúcia Sigalho, Nuno Cardoso, Tiago Rodrigues, Patrícia Portela entre outros. Dirigiu vários espetáculos da «Truta». Cocriou com Tiago Rodrigues «Entrelinhas» e com Pedro Gil «Fausta» de Patrícia Portela. Fundou a «HomemBala» de 2015 e dirigiu «Ricardo III» de William Shakespeare. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro Virgínia ou online em www.bol.pt e têm o custo de 7,5€, sendo aplicáveis descontos.