No próximo domingo, dia 22 de abril, é inaugurada a primeira fase do projeto Torres Code, rede digital de interpretação e descoberta de Torres Novas, e reabrem ao público as Grutas de Lapas, após a conclusão da intervenção de valorização de que foram objeto nos últimos meses. Às 15h00, no castelo, é assinalada a disponibilização ao público de um percurso de interpretação com recurso a QR Codes (Quick Response Codes). Propõe-se a interação dos visitantes com uma rede de pontos de interesse, assinalados com placas informativas mas que incorporam também esta ferramenta digital, permitindo, através da internet, o acesso rápido e fácil, a mais informação e conteúdos multimédia, como textos, fotos ou vídeos.
Às 16h00 reabrem ao público as Grutas de Lapas, sendo inaugurado o novo centro de interpretação e apresentados os novos conteúdos disponíveis ao público. Associa-se à inauguração a banda da SMUT – Sociedade Musical União e Trabalho. De seguida, na Taberna do Aspirante, é lançada uma nova edição municipal, de João Paulo Fernandes, “As Grutas de Lapas – Ensaio sobre lapas e abrigos escavados em tufos calcários dos terraços quaternários do rio Almonda”, que será apresentada pelo Dr. Fernando Real, ex-diretor do Instituto Português de Arqueologia.
Na semana em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) e no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, Torres Novas disponibiliza assim novas formas de interpretação do património do concelho, contribuindo para o seu conhecimento e valorização.