Este é o título da exposição interativa que estará patente no átrio da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes de 1 a 30 de setembro.
Trata-se de um projeto dos alunos do 12.º AVA, nas disciplinas de Desenho A /Oficina de Multimédia B, coordenados pelas professoras Cristina Nascimento e Maria Paula Godinho, da Escola Secundária Maria Lamas (Agrupamento Gil Paes), que, numa lógica de articulação onde várias disciplinas desempenham o seu papel, visa criar impacto pessoal e social, e potenciar diferentes possibilidades de intervenção perante o choque com quotidianos às vezes tão difíceis.
A abordagem a essas várias realidades, por vezes tão perto de cada um de nós, é feita com recurso a pequenos filmes, aproximando o espectador como se interveniente fosse na situação recriada.
Numa tentativa de contrariar estereótipos, apresentam-se quatro cubos. O visitante é convidado a entrar em cada um deles e é naqueles espaços que se confronta, primeiro, com um «retrato-cru» a partir da visualização de um pequeno filme onde encontra personagens em conflito com diferentes situações e, logo após cada um desses momentos, com um espelho onde se pode confrontar consigo próprio. É a partir desse reflexo/reflexão que esta exposição quer atuar.
Quem queira, poderá participar nesta abordagem interativa durante todo o mês de setembro, no átrio da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.