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TORRES NOVAS – Sistema de bicicletas partilhadas já está em funcionamento

O Município de Torres Novas já tem disponível um sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui o conjunto de equipamentos destinados a permitir a utilização gratuita e temporária das 20 bicicletas já disponíveis nas estações do Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, Rua da Várzea e Largo General Humberto Delgado. O investimento ascendeu aos 110 mil euros, acrescidos do IVA, e a entrada em funcionamento foi assinalada no Largo General Humberto Delgado, hoje de manhã. A utilização deste sistema depende de um registo prévio de adesão, efetuado através de formulário disponível no site https://cm-torresnovas.pt, na aplicação BUTe (disponível na App Store e Google Play) e no Posto de Turismo. O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias, no horário compreendido entre as 07h00 e as 21h00, sendo o tempo máximo de utilização de 2 horas. Focado na promoção das vantagens da utilização da bicicleta como opção de transporte nas deslocações urbanas, o Município de Torres Novas assume o ganho de preponderância do modo ciclável em meio urbano como rápido, prático, saudável e acessível à maioria da população, sem consumo de combustíveis fósseis, sem emissões atmosféricas, com baixos níveis de ruído, ocupando um reduzido espaço público e potenciando a intermodalidade. Inserida num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, a Rede Ciclável de Torres Novas apresenta-se como um projeto de promoção de mobilidade sustentável, seguindo as novas tendências nacionais e internacionais, contribuindo decisivamente para a alteração modal, ainda muito assente na utilização do transporte individual automóvel, e, consequentemente para a redução das emissões de CO2 no setor dos transportes. Estas prioridades assumem especial incidência nas deslocações quotidianas dos residentes e visitantes. O projeto da Rede Ciclável de Torres Novas é um dos contributos do município para o cumprimento das metas do processo de descarbonização assumido pelo país e pressupõe:

– áreas de coexistência, com tráfego partilhado entre bicicletas e automóveis, que contemplam a aplicação de chapas metálicas identificativas shared lane arrows ou sharrows (pinturas no pavimento);
– implementação de docas de bicicletas elétricas em sistema de partilha com bicicletas eletricamente assistidas;
– estacionamentos para bicicletas convencionais;
– intervenções com segregação física de canais dedicados a ciclistas, sempre que o desenho urbano da via o permita. www.cm-torresnovas.pt