No passado dia 29 de maio, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Novas, em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas, realizou um simulacro de incêndio num edifício municipal sito na Rua General António César de Vasconcelos Correia.
Esta ação decorreu no âmbito do Plano de Coordenação da Feira da Época de 2018, plano esse que visa a criação de um posto de coordenação conjunto no interior do recinto, durante o horário do evento, o que permitirá aos agentes de proteção civil receber toda a informação prontamente, tratar, dar seguimento à mesma e coordenar qualquer missão safety ou security utilizando para isso os elementos do dispositivo que se encontram em estado de prontidão e proximidade no recinto, para o efeito o mais célere possível. O acompanhamento da situação foi realizado em permanente articulação com o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Torres Novas, José Carlos Pereira.
O município de Torres Novas disponibilizou uma equipa com meios e recursos próprios do Departamento de Intervenção Territorial no exercício de simulação. Com a realização do simulacro, foi possível testar a operacionalidade do plano de emergência interno, treinar os ocupantes, criar rotinas de comportamento e de atuação e, em sequência, aperfeiçoar os procedimentos estabelecidos no Plano de Coordenação da Feira da Época de 2018. A propósito deste simulacro, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, autoridade máxima da Comissão Municipal de Proteção Civil, afirma: “Cada vez mais deveremos ter a preocupação de assumirmos e testarmos os meios disponibilizados pela Protecção Civil, para que, em casos de emergência, funcionem efetivamente. Este simulacro, em pleno centro histórico e dentro do espaço da Feira de Época, foi um teste importante antes deste acontecimento que irá aglomerar milhares de pessoas. Constatei que a interligação com as forças de Protecção Civil (município, bombeiros, PSP), foi perfeita.”