Início ECONOMIA TORRES NOVAS – Sandra Silva recebeu uma das Bolsas de Apoio da...

TORRES NOVAS – Sandra Silva recebeu uma das Bolsas de Apoio da Academia do Centro de Frutologia

Sandra Silva, empresária e gestora de 49 anos, foi um dos participantes a receber uma Bolsa de Instalação na Academia de 2020. O seu projeto, situado em Torres Novas, com o nome “Fazenda das Courelas”, é o sonho tornado realidade e, um dia, ambiciona dedicar-se totalmente ao Figo. Um dia virá a exportar para a Europa, e suporta-se na implementação de tecnologia que respeite a biodiversidade. Será que em 2021 irá alguma Bolsa para o distrito de Lisboa? Este ano, em esforços conjuntos com a marca, o Centro de Frutologia e a marca Compal decidiram ir mais longe. Com o lançamento da edição Origens Portugal, composta por quatro frutas nacionais, e um investimento total de 100.000€ em 5 Bolsas de instalação frutícola, como forma de apoiar ainda mais o setor nacional num ano de recessão económica.

Empreendedores frutícolas de norte a sul do país que pretendam instalar/produzir as suas frutas, estão habilitados, consoante o regulamento, a apresentar a sua candidatura. Na Academia muitas são as frutas que se têm candidatado, desde Pêra Rocha, Maçã, Mirtilo, Framboesa, Amora, Romã, Cereja, Figo, Figo da Piteira, entre muitas outras. Após o encerramento das candidaturas em Julho, serão selecionados pelo júri (composto pela DGADR, AJAP, CONFAGRI e ISA) os 12 formandos deste ano. Estes irão participar em sessões de formação que vão focar em várias áreas, mas principalmente na sustentabilidade e práticas agrícolas sustentáveis, o grande foco deste ano; marketing digital; vendas e exportação; sistemas operativos de gestão agrícola; entre outras. Estas sessões têm sido dadas por entidades de excelência e com posicionamento na área, como AJAP, CONFAGRI, ISA, Boa Energia, Crédito Agrícola, APN, Wisecrop, entre outras.

A Academia tem tido benefícios notórios para os seus participantes, e mais do que a atribuição de bolsas, o mais importante tem sido o conhecimento profundo que os formandos ganham em várias áreas do negócio frutícola e a aproximação aos melhores players do setor a nível nacional, integrando desta forma uma enorme rede de networking.