TORRES NOVAS – Programa «Conversa com Música» retoma este domingo no MMCR

TORRES NOVAS – Programa «Conversa com Música» retoma este domingo no MMCR

Neste domingo, dia 27 de março, às 16 horas, o Museu Municipal Carlos Reis reativa o programa «Conversas com Música», interrompido devido à pandemia. Luzia Rocha, musicóloga (CESEM-Universidade Nova de Lisboa), volta ao museu como cicerone das visitas à coleção a partir da música e da iconografia musical. Desta vez, a conversa desenrola-se a partir da obra “Adoração dos Pastores” (1570), de António Campelo, patente na capela do museu, e em torno do tema «Gaitas, Gatos, Anjos e Demónios – contradições sacro-profanas no espaço religioso português».

A pintura de Campelo é o mote para se revelarem as contradições existentes no espaço religioso português, no que respeita aos constituintes decorativos sacros e profanos. Vamos redescobrir esses paradoxos num diálogo entre esta obra e a decoração da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, observando a forma como, nesse templo o profano brinca com o sacro, de forma totalmente transgressora.

A música é um elemento-chave de todas estas histórias e, por isso, o museu oferece aos participantes desta atividade, e a todos os visitantes dessa tarde, um recital de polifonia renascentista portuguesa, com músicos de excelência Susana Gaspar, Isabel Torres, Carlos Reis e Pedro Barbosa, evidenciando, assim, de forma exemplar, esta consistência contraditória entre o sagrado e profano no espaço religioso português da época.

A entrada é livre.