Dezoito empreendedores iniciaram na passada sexta-feira, em Torres Novas, um programa inovador de apoio à aceleração de ideias com vista à criação de startups. O programa, concebido e dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, pretende apoiar os empreendedores desde o processo de maturação da sua ideia de negócio à constituição formal da empresa. Esta é já a segunda edição do Programa de Aceleração de Ideias da Associação, iniciativa que consiste num programa inovador e condensado no tempo que, em apenas 8 semanas (2 vezes por semana, à quinta e sexta-feira), procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização e entrada do projeto empresarial no mercado. O programa compreende a realização de workshops de capacitação e consultoria especializada e dedicada.
A componente de consultoria assume aqui especial destaque, uma vez que cada um dos empreendedores pode trabalhar a sua ideia de negócio com o apoio de um consultor que fará um acompanhamento personalizado ao mesmo. Este trabalho é feito não só presencialmente mas também com recurso a uma plataforma especialmente criada para o efeito, onde cada uma das ideias de negócio é trabalhada por etapas. Assim, ao longo de dois meses, a NERSANT vai novamente colocar em prática a metodologia inovadora deste programa, à qual se juntam visitas a empresas e centros tecnológicos, para que os empreendedores possam ver in loco como pode ser gerido o processo de inovação das diversas entidades visitadas.
A componente de financiamento está também prevista no programa, uma vez que no final do mesmo os empreendedores participantes poderão apresentar os seus projetos a um painel de investidores, que incluem Business Angels, Banca e outros investidores. De referir que esta é a segunda edição do Programa de Aceleração de Ideias. A primeira decorreu em Santarém, em outubro e novembro, com a participação de 21 empreendedores. Neste programa, estão a participar 18 empreendedores, no total de 15 ideias de negócio em desenvolvimento. No caso do Programa de Aceleração de Ideias a decorrer em Torres Novas, o mesmo foi aberto a empreendedores de todo o país, com intenções de investir na região do Médio Tejo.