O Município de Torres Novas promove, nos dias 2, 3 e 4 de março, na Praça do Peixe, a quarta edição do evento “Nas Asas da Ciência”, direcionado sobretudo ao público escolar, mas também aberto às famílias e público em geral. Estão previstas exposições, experiências, atividades interativas e de robótica, visitas a ETAR e conferências, com o objetivo de promover a literacia científica e tecnológica junto de crianças e jovens e o contacto do público em geral com as diferentes áreas da ciência. Destaque ainda para um concurso de robótica que terá lugar no sábado e para a presença do autocarro Creactivity, da Fundação la Caixa, no Largo do Paço, junto à Praça do Peixe, de 28 de fevereiro a 4 de março (disponível a partir das 16 horas e no sábado todo o dia para o público geral). Trata-se de um projeto itinerante que tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples, através de workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia. Pretende-se ainda promover o conhecimento do meio local, do património natural e dos valores da natureza; estabelecer e desenvolver relação com o ensino superior da região; promover e melhorar a aprendizagem das ciências; relacionar a ciência com a inovação, robótica e novas tecnologias; partilhar experiências e trabalhos, bem como reconhecer a importância da ciência no futuro do Planeta. O evento conta com o apoio dos Agrupamentos Gil Paes e Artur Gonçalves, Escola Profissional de Torres Novas, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Santarém, Centro Integrado de Educação em Ciências, Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, Águas do Ribatejo e Tagus Valley. Destaque para as três conferências destinadas ao público em geral, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes:
2 de março
– 10h30-12h – Ciência e Tecnologia na Investigação Espacial – Máximo Ferreira – Centro de Ciência Viva de Constância
– 14h30-15h45 – Mudanças Climáticas – Recursos e Riscos Naturais – Sérgio Cruz – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)
3 de março
– 10h30-12h00 – Ciência e Tecnologia no Ensino Superior
Biologia do Desenvolvimento – Maria Gorjão, aluna de mestrado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Informática e Ciência de Dados – Duarte Almeida, aluno de mestrado no Instituto Superior Técnico
A iniciativa “Nas Asas da Ciência” poderá ser visitada entre as 9h e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h30. A entrada é gratuita.