Dois técnicos do município participaram no curso europeu de formação “Eduglocal”, que decorreu na ilha de Lesbos, na Grécia, entre 20 e 26 de setembro. Sob o lema “Think global, Act local, Learn glocal”, o programa incluiu a observação e discussão de exemplos de intervenção local sobre temas transversais como a sustentabilidade e alterações climáticas, cidadania, alimentação, desastres naturais, migrações e movimentos populacionais à escala mundial.
Em foco esteve a situação dos refugiados, sendo Lesbos um dos principais pontos do território europeu a que chegam todos os dias centenas de pessoas à procura de asilo na União Europeia. Na oportunidade, Margarida Trindade, diretora da Biblioteca Municipal e Jorge Salgado Simões, chefe da Divisão de Educação e Cultura, entregaram medicamentos, caixas de marcadores e cadernos elaborados no Arquivo Municipal a uma organização local que presta apoio aos refugiados que aguardam na ilha por documentação e bilhete para viagem de ferry até Atenas. A formação incluiu os dois técnicos de Portugal e ainda participantes da Suécia e Eslovénia, abrangendo também conteúdos relativos a novas ferramentas e aplicações digitais a utilizar na intervenção local.
Recorde-se que esta participação de técnicos municipais enquadra-se no projeto “Growing Out – Uma dimensão europeia para a intervenção local em Torres Novas”, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, em execução até 2017.