Início AGENDA TORRES NOVAS – Jornadas Europeias do Património no MMCR

TORRES NOVAS – Jornadas Europeias do Património no MMCR

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, aderiu uma vez mais às Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas. Nesse sentido, irá promover nos dias 23, 24 e 25 de setembro um conjunto de atividades no museu mas também em Vila Cardílio. O tema adotado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tem como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Programa
23 de setembro (sexta-feira) . LOCAL: MMCR – núcleo de arqueologia, sala “Espírito do lugar”
21h00 | Inauguração de uma pequena exposição de arqueologia intitulada “Um olhar sobre a Torres Novas medieval e moderna a partir da intervenção arqueológica na antiga Capela dos Anjos” a partir de que integrarão o espólio do MMCR. Para apresentar o espólio e a campanha arqueológica, Helena Santos, uma das arqueólogas responsáveis pelo trabalho. A exposição estará patente ao público até ao final do mês de setembro.
24 de setembro (sábado) . LOCAL: RUÍNAS ROMANAS DE VILA CARDÍLIO
16h00 | Conversas sobre a Villa
«Vila Cardílio, uma revisão económica a partir da numismática.», pelo Dr. Noé Conejo, a partir do estudo realizado sobre a colecção de moedas romanas do MMCR, no âmbito do doutoramento sobre a economia monetária nas áreas rurais da Lusitânia romana. [Noé Conejo é investigador da Universidade de Sevilha, presentemente está a concluir esta tese num programa doutoral das Universidade Nova/Universidade de Sevilha]
17h00 | Visita à vila romana de Cardílio
17h30 | Cocktail e música na villa
25 de setembro (domingo) . LOCAL: MMCR – galeria de exposições temporárias
17h00 | Inauguração da exposição “A persistência da paisagem”, de Saul Roque Gameiro, que estará patente ao público até 16 de outubro, seguida de porto de honra servido no átrio da escadaria do museu. Saul Roque Gameiro nasceu em Minde em 1957. Interessa-se pela pintura desde a adolescência. Sobrinho-bisneto de Alfredo Roque Gameiro, encontra neste conhecido aguarelista inspiração e motivação para os seus primeiros trabalhos. Evolui posteriormente para uma linguagem de pintura contemporânea. Esta exposição aborda sucintamente esse processo.