TORRES NOVAS – Jornadas Europeias da Arqueologia. «Por dentro do Sistema Cársico...

TORRES NOVAS – Jornadas Europeias da Arqueologia. «Por dentro do Sistema Cársico do Almonda: Arqueologia e Espeleologia»

O Museu Municipal Carlos Reis volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias da Arqueologia, no dia 18 e 19 de junho, com a realização da iniciativa «Por dentro do Sistema Cársico do Almonda: Arqueologia e Espeleologia». Com início marcado para as 9 horas, junto à loja da Renova na Zibreira, esta iniciativa pretende dar a conhecer os trabalhos arqueológicos realizados ao longo dos anos nesta zona, bem como descobrir as formações geológicas características e apreciar a biodiversidade do rio Almonda e da sua envolvência, a partir de uma visita guiada às Grutas do Almonda, com a equipa de arqueólogos do projeto de investigação Arqevo e com os espeleólogos da STEA (Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia). As inscrições para a atividade estão limitadas a 16 pessoas por dia e poderão ser efetuadas através do link: https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=7C78Z0EE.

A atividade é direcionada a maiores de 16 anos, sendo recomendado o uso de roupa confortável, calçado com bom rasto, reservatório de água com quantidade suficiente para garantir a hidratação na deslocação e luvas de trabalho. O restante equipamento de segurança será fornecido pela equipa no local. As Jornadas Europeias da Arqueologia (JEA) são coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e, em Portugal, pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), tendo como principais objetivos promover a partilha de conhecimento entre profissionais de arqueologia e cidadãos, sensibilizar para a necessidade de proteção do património arqueológico, aumentar a visibilidade da arqueologia e dar a conhecer a riqueza e diversidade cultural da Europa. O programa completo das JEA 2022, em Portugal, pode ser consultado em: https://journees-archeologie.fr/c-2022/lg-pt/Portugal/homepage-portugal