No passado dia 15 de Outubro de 2015 foi inaugurado o novo Jardim Geriátrico da Casa de Repouso de Visconde S. Gião, em Torres Novas. Esta Estrutura Residencial para Idosos pertence à Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas (SCMTN) que promoveu esta obra através do seu projeto “Sorrisos Partilhados”, conseguindo financiamento a partir da Missão Sorriso (Continente).
Assim, estiveram presentes na inauguração os promotores da SCMTN, na pessoa do seu Provedor, António Gouveia da Luz, o representante da Missão Sorriso, na pessoa do Diretor do Continente de Torres Novas, Ricardo Duarte, e o Diretor da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite. Também marcaram presença os projetistas deste jardim, pela OpenGreen, casos dos arquitectos paisagistas João Assis e Catarina Ferreira, e, pela AAR, André Ribeiro.
A inauguração contou com imensos participantes de outras instituições sociais, mas foi sobretudo a presença dos utentes idosos da Casa de Repouso que se fez notar, com a sua primeira aula de ginástica ao ar livre com música e equipamentos geriátricos agora disponíveis no seu jardim.
O Jardim Geriátrico, com cerca de 640m² pretende ser um espaço comum, aberto à sociedade, com uma forte componente desportiva e de lazer, sob o tema do “Envelhecimento Ativo”. A estimulação sensorial através da vegetação, a vista sob a paisagem do Rio Almonda, o espaço de estadia para o encontro intergeracional, e a excelente acessibilidade a todo o espaço são as principais atrações do Jardim Geriátrico, cuja finalidade será fazer parte de um projeto mais abrangente da Casa de Repouso que se destina à requalificação dos espaços verdes envolventes ao edifício principal e ao terreno junto ao Rio Almonda.