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TORRES NOVAS – II Jornadas do Serviço Social do CHMT: Requalificar o leque da acção

Requalificar o leque da ação é o tema das II Jornadas promovidas pelo Serviço Social do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Um evento que será “um momento para refletir a nossa prática e partilhar com outros profissionais aquilo que é o nosso trabalho do dia-a-dia”, refere Ana Cebola, diretora do serviço Social do CHMT. Estas II jornadas têm uma temática que visa a multidisciplinaridade na abordagem ao doente e pretendem dar visibilidade do trabalho que é efetuado pelo Serviço Social no âmbito do encaminhamento dos doentes, tendo sempre presente que este é um trabalho integrado numa equipa multidisciplinar.

“O nosso trabalho visa essencialmente o planeamento da alta e, no fundo, isto reflete-se em termos de continuidade de cuidados, em termos do tratamento e do encaminhamento adequado que pretendemos que o doente tenha. Um internamento ou uma situação de doença provoca alterações em termos de ambiente sócio-familiar ou profissional das pessoas. É importante articularmos as respostas que existem na comunidade ou nas famílias às limitações que derivem da passagem pelo hospital”, explica Ana Cebola. E para debater esta temática foram definidos quatro temas: A qualidade na intervenção social; A multidisciplinaridade, contextos e práticas na saúde; Idosos: doença crónica e plano de cuidados e Cuidar de quem cuida.

“Quisemos ter outros profissionais, de outras áreas, também para fazer uma abordagem das situações que trabalhamos. Requalificar o leque de ação é rentabilizarmos quer a nossa intervenção quer os recursos da comunidade. Cada vez mais as problemáticas sociais são complexas e nem sempre há uma adequação dos recursos e das formas de intervir”, diz a diretora do Serviço Social do CHMT. Para Ana Cebola estas II Jornadas deverão contribuir “para melhorarmos a capacidade interventiva, agilizarmos a articulação com os recursos e estreitar relações. Juntar as pessoas que trabalham numa mesma área e rentabilizar aquilo que cada um puder fazer em benefício dos utentes.”

Dirigidas a profissionais de saúde, da segurança social, a cuidadores e todas as entidades que intervêm no âmbito das problemáticas sociais e de saúde, as jornadas do Serviço Social querem marcar posição e contribuir para um estreitar de relações.
“O estreitar de relações ajuda-nos a encontrar soluções. Queremos derrubar muros e rentabilizar o trabalho que fazemos viabilizando soluções que vão de encontro às necessidades dos doentes, pois o nosso objetivo de trabalho é comum: trabalhamos todos em prol do mesmo, em prol da melhoria das condições e qualidade de vida dos doentes”, concluí Ana Cebola.