O Centro Hospitalar do Médio Tejo irá promover, nos dias 11 e 12 de Maio, as Jornadas de Enfermagem. Será em Torres Novas. Do programa destas jornadas, para além da vertente cientifica constam uma vertente cultural, com a peça de teatro e jantar “Sonho de uma noite de Verão”, pelo grupo Fatias de Cá, e ainda uma caminhada que vai assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, na manhã de 12 de maio.
“Através das I Jornadas de Enfermagem do CHMT, pretende-se estimular e contribuir para uma frutuosa discussão, que seguramente vai ocupar estes dois dias, sobre os imperativos e os desígnios que se colocam à comunidade de Enfermagem, nos diferentes contextos da prática hospitalar, não apenas no que respeita aos cuidados ao Doente, mas também no que respeita ao Cuidar dos Enfermeiros nos variados níveis de intervenção versus gestão”, refere a Enfermeira diretora do CHMT, Ana Paula Eusébio.
No site das Jornadas de enfermagem pode ler-se, no menu Missão a seguinte mensagem que traduz o essencial deste evento: “Os enfermeiros acompanham a pessoa ao longo do ciclo de vida com uma preocupação transversal de promoção de bem estar, independentemente das transições vivenciadas e em todas as situações de crise Pessoal, Familiar e Social. No nascer, no viver, no reabilitar, no dignificar… Criar espaços de diálogo para profissionais e organizações, que permitam refletir sobre os diversos aspetos que compõem a nossa prática profissional é algo que surge como essencial. Conscientes desta realidade a comissão organizadora apresenta uma temática abrangente das diferentes áreas de atuação, onde se pretende que o Impossível seja o Limite».
A organização convidou não só profissionais de saúde a partilharem as suas experiências inovadoras com impacto nas áreas de intervenção de Enfermagem, como profissionais que possam fortalecer o enfermeiro enquanto Pessoa. O programa científico contempla dois dias de atividades reflexivas, onde se incluem apresentações científicas, workshops e programa sociocultural.