Início AGENDA TORRES NOVAS – Evil Things no Café Concerto

TORRES NOVAS – Evil Things no Café Concerto

No dia 12 de novembro, no Café Concerto do Teatro Virgínia, os TGB apresentam «Evil Things», o segundo álbum editado pela Clean Feed. A trupe da tuba, guitarra e bateria confirma-se como uma proposta a ter seriamente em conta no espectro geral da música criativa, ao lado dos News For Lulu de John Zorn ou do Tiny Bell Trio. O formato instrumental é invulgar, mas ainda mais o que os elementos constituintes (Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão) dos TGB fazem com ele.

Quando estamos na presença de uma tuba e não existe um contrabaixo à vista, presumimos que as suas funções são substitutivas deste. Errado: executante de renome internacional com atividade partilhada entre a música erudita (clássica e contemporânea) e o jazz, Carolino utiliza a sua ferramenta de trabalho tanto ritmicamente como para construir melodias enquanto solista. Este vai e vem nos parâmetros musicais do trio redefine também os papéis dos seus companheiros, Delgado na guitarra e Frazão na bateria. A nível de abordagens e de escolha de repertório este projeto revela-se único, erigindo uma música muito atual e multifacetada, com largo espaço para a improvisação e um notável equilíbrio entre os préstimos individuais e o chamado «efeito de grupo».

Natural do Rio de Janeiro, Alexandre Frazão vive em Portugal desde 1987. A sua atividade profissional tem sido predominantemente orientada para o jazz e para a música improvisada. Em 2002 fundou o Trio TGB (Tuba, Guitarra, Bateria). Tubista português e artista Yamaha, Sérgio Carolino iniciou os seus estudos de tuba com apenas 11 anos no Conservatório Nacional de Lisboa, prosseguindo-os no Conservatório Superior de Genebra. Leciona tuba e música de câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra e é tuba principal da Orquestra Nacional do Porto desde 2002. Mário Delgado começou os seus estudos na Escola de Jazz do Hot Clube. O guitarrista divide-se atualmente entre vários projetos, nomeadamente o seu próprio grupo «Filactera» e o Trio de Carlos Barretto. O concerto tem início marcado para as 21h30. Os bilhetes têm o custo de 7,5€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou em www.bol.pt. A lotação é limitada.