Ana Madureira criou e interpreta «Dama Pé de Mim», uma peça de teatro para crianças a partir dos três anos que o Teatro Virgínia apresenta no dia 21 de janeiro, sábado, às 11h. Os bilhetes custam 3€ e a lotação é limitada a 40 pessoas.Farta de olhar para o umbigo, Dama Pé de Mim monta o seu cavalo e parte à procura de um amigo. Pelo caminho encontra a Amália, a mala que já foi crocodilo, conhece o Nuno, a nuvem caída do céu e mergulha no rio profundo. Mas só quando chega ao supermercado, descobre o que é um amigo. Com a ajuda do Sr. Rodrigo.
Dama Pé de Mim joga com a imaginação, e a realidade acontece de uma forma simples: com uma contrabacia cria um cavalo musical, de uma saia de tule faz um rio, a montanha torna-se lixo, uma caixa de cartão revela-se um senhor rabugento. O público, seu cúmplice, acompanha o seu pensamento leve e livre. O seu castelo, outrora solitário e amarelo, acaba finalmente povoado de seres cheios de vida, cor e humor. Uma história luminosa, terna e divertida, com música, texto que rima, e a participação do público… mãe, filho e prima!
Depois de terminar a licenciatura em Direito, Ana Madureira (1980) mergulhou definitivamente na formação em teatro, dança e clown. A música, a ilustração e a escrita foram desenvolvidas em contextos de experimentação autodidata, a solo ou em interação com outros artistas. Na sua prática artística e pedagógica, cruza o teatro, o movimento, o clown e a música, no sentido de trabalhar o corpo aberto, capaz de escutar e agir a partir do instinto e do momento presente.