O Teatro Virgínia, em Torres Novas, acolhe no próximo domingo, dia 1 de maio, a partir das 18h, um concerto do Coral Sinfónico de Portugal. Apresenta-se um programa de obras do auge da época romântica, peças de três compositores que viviam em pleno século XIX. A fragrância musical da Rússia, dos compositores russos Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) e o seu compatriota, Modest Mussorgsky (1839-1881) domina a primeira parte do programa, com as sonoridades dramáticas e emotivas que caraterizam a música russa. A «Missa Sancti Nicolai» é uma compilação de várias peças de Mussorgsky, adaptadas para encaixar de uma forma muito aliciante ao texto litúrgico da missa pelo compositor inglês, Philip Lane.
Igualmente dramático e empolgante é o magnífico «Te Deum» do compositor austríaco, Anton Bruckner (1824-1896). Um homem de fé religiosa inabalável, o próprio Bruckner achou esta obra uma verdadeira celebração de Deus, «o orgulho da sua vida». Desde 1991, o Coro e Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal preparam e interpretam algumas das mais célebres obras corais sinfónicas do património mundial, assim proporcionando ao público que reside fora das grandes cidades uma rara oportunidade de conhecer estas magníficas peças. Sediada em Torres Novas, atrai coralistas, amadores de boa música, de todo o país, principalmente da zona centro.
O Coral Sinfónico de Portugal é um coro com características únicas, em que se juntam coralistas de diversos locais do país. Reúne-se uma diversidade de pessoas de todas as idades, oriundas de vários estratos sociais e profissionais, umas com muita experiência musical, outras com pouca, mas todas têm em comum a motivação de estudar e interpretar uma grande obra coral do património mundial. Significa uma oportunidade singular em Portugal, geralmente proporcionada só aos relativamente poucos coralistas que cantam nos coros profissionais ou semiprofissionais nas grandes cidades. Todos os intervenientes são preparados, cada um de acordo com as suas necessidades musicais, através de ensaios que se realizam ao longo do ano, na Quinta de Vishuddha, perto de Torres Novas. Assim, ao longo de duas décadas, centenas de entusiastas de canto coral usufruíram dos desafios que o Coral Sinfónico lhes proporciona, convivendo com algumas das mais conceituadas obras-primas do património mundial.
O CSP tem-se apresentado em espaços religiosos: a Sé de Évora e o Centro Pastoral Paulo VI em Fátima assim como em teatros de renome: o Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, o Ateneu Artístico em Vila Franca de Xira, o Teatro Municipal de Almada, e todos os anos, em casa, no Teatro Virgínia em Torres Novas.