Início AGENDA TORRES NOVAS – Conversas com Música no Museu Municipal Carlos Reis

TORRES NOVAS – Conversas com Música no Museu Municipal Carlos Reis

O CONVERSAS COM MÚSICA NO MUSEU (CMM) é uma das novas apostas do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, para os domingos à tarde. O Conversas com Música oferece ao público a possibilidade de se reencontrar no museu, revelando o seu papel enquanto lugar de debate científico e de intercâmbios artísticos. Este ciclo é organizado e dinamizado cientificamente pela Doutora Luzia Aurora Rocha, investigadora da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/CESEM) e consultora científica do Museu Municipal Carlos Reis e da Casa dos Patudos Museu de Alpiarça para as áreas da Música e Musicologia.

A primeira sessão do Conversas com Música no Museu acontece já no dia 15 de setembro, às 16h, com a participação especial de Liliana Redol, fadista, e de Victor Moedas Praia, acordeonista. O tema para esta sessão é Malhoa: “Duas telas, duas canções, José Malhoa no Museu Municipal Carlos Reis e no Museu do Fado”. O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas coleções um retrato de um torrejano ilustre, Sebastião Dantas Baracho (1844-1921) da autoria de José Malhoa (1855-1933), parte integrante do espólio do pintor torrejano Carlos Reis (1863-1940). Malhoa foi um pintor exímio da corrente Naturalista tal como Carlos Reis. Foi também um artista que teve curiosidade de retratar tradições urbanas, como foi uma das suas obras mais populares, O Fado (1910). São duas obras com carácter muito diferenciado: uma, intimista, que visa retratar a faceta heroica de uma figura ilustre; a outra, controversa à época e, mais tarde, consagrada a nível nacional e internacional como obra representativa de um género musical (Fado), de um povo e de uma nação. Esta apresentação pretende-se provocatória, estimulante para os ouvintes, conduzindo-os para a reflexão em torno de um artista, de duas telas e de duas canções.

O CONVERSAS COM MÚSICA regressa depois, ainda este ano, no dia 24 de novembro, com o tema “A luz e o brilho na arte: o azulejo barroco português no Museu Municipal Carlos Reis e no Palácio dos Marqueses de Fronteira”, com a participação especial de um alaudista. As entradas são grátis e não é necessária marcação prévia.