Foi assinado, no dia 25 de setembro, com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o acordo de cedência de utilização de instalações no Convento do Carmo para funcionamento do Centro de Estudos Politécnicos de Torres Novas (CEPTON). Trata-se do direito à utilização de parte do piso 2 do Edifício B do Convento do Carmo e de duas salas no piso 0 do Convento do Carmo, pelo período de 5 anos. A presente cedência de utilização foi aprovada por deliberação camarária de 5 de setembro.
Sendo o CEPTON um centro de estudos, só podem ali decorrer formações de nível 5 (CTeSP) e pós-graduações, não lhe sendo permitido ministrar licenciaturas nem mestrados fora dos campus do IPT. Pelo que o projeto formativo do CEPTON centra-se assim, por imposições legais, nas formações anteriores (CTeSP) e posteriores (pós-graduações) às licenciaturas, com o objetivo de preparar profissionais para assumirem funções técnicas especializadas em ciclos de curta duração.
Este modelo de ensino não se desenvolve tanto nos tradicionais espaços de aula por se basear em filosofias de aprendizagem em ambientes profissionais (“Project Base Learning”), tais como os existentes nas incubadoras empresariais ou centros tecnológicos, em que a proximidade física das funções “formação” e “empresa” é essencial. Pretende-se, com base neste novo paradigma, a relocalização do CEPTON, assumindo a intenção de ampliar o seu projeto de formação decorrente da proximidade às empresas e ideias empreendedoras, sendo a StartUp da Câmara Municipal de Torres Novas, um espaço ideal de incubação.
Os cursos de CTeSP ou pós-graduações a implementar no novo conceito de “CEPTON” baseiam-se no conceito da web 4.0: TESP – Design Multimédia, TESP – Web e Dispositivos Móveis, TESP – Marketing Digital , TESP – Animação e Modelação 3D, TESP – Marketing Digital, TESP – Desenvolvimento de Jogos Digitais, TESP – Artes para Jogos Digitais, TESP – Informática e TESP – Contabilidade e Gestão.
Com a assinatura do presente acordo, fica sem efeito a cedência de instalações da antiga biblioteca de Torres Novas ao IPT, outorgada por protocolo celebrado em 15 de abril de 2005. www.cm-torresnovas.pt