Início CULTURA TORRES NOVAS – Boccia do CRIT no Regional de Castelo Branco

TORRES NOVAS – Boccia do CRIT no Regional de Castelo Branco

Nos passados dias, 18 e 19 de Novembro decorreu na cidade de Castelo Branco, o Campeonato Regional de Boccia (1ª Volta), zonas Centro, Sul e Ilhas, para as categorias Individuais BC1, BC2, BC4 e BC5, onde a equipa de Boccia do CRIT esteve representada pelos atletas Marco Branco, na classe BC1, e António Perdigão, na classe BC4. A prova foi organizada pela PCAND, com a colaboração da Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB) e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Estiveram em competição trinta e seis atletas, em representação de nove instituições/clubes, que disputaram pelas melhores posições, de forma a assegurarem a qualificação para o Campeonato Nacional e para os melhores lugares, no Ranking Nacional de Boccia.

Na classe BC1, o Marco Branco ficou numa série de 4 atletas, no entanto, apesar de ter disputado os seus jogos, não conseguiu qualificar-se para a fase seguinte (1/2 final). O Marco Branco conseguiu fazer um bom primeiro jogo, com o qual ganhou ao Rui Gomes (APC Coimbra), por (4-3). No segundo jogo, teve dificuldade em controlar o seu desempenho e perdeu por (0-6) contra o jogador José Lopes (APC Lisboa). Ao final do dia, defrontou Margarida Veigas (APC Évora), jogo que acabou por perder em parcial de desempate, mas cuja vitória lhe teria dado dado acesso às meias-finais. O Marco ficou em 6º lugar neste Campeonato.

Na classe BC4, o António Perdigão estreou-se na participação em Campeonato Nacional, sendo o primeiro jogador do panorama nacional, nesta classe, a jogar com o pé, o que causou inclusive admiração, não só nos árbitros presentes, bem como também nos próprios adversários encontrados. Defrontou o atleta Diogo Reis (APC Coimbra), contra quem disputou um belíssimo jogo, mas que acabou por perder por 4-1. Jogou ainda, contra Nuno Guerreiro (APC Lisboa), atleta cuja experiência e versatilidade levaram a melhor num jogo ganho com bastante vantagem (13-0). O último jogo do dia foi contra o jogador Alcino Cardoso (APC Lisboa), o cansaço falou mais alto e o António acabou por perder (6-0). Considerando que esta foi a sua primeira participação, o atleta teve um bom desempenho, completando todos os jogos sem qualquer advertência ou falta, e ficando em 4º lugar.