TORRES NOVAS – Avança a reabilitação da Calçada António Nunes num investimento...

TORRES NOVAS – Avança a reabilitação da Calçada António Nunes num investimento de 376 mil euros

A denominada Calçada António Nunes desce da Rua de Santo António, na zona alta da cidade, até ao Largo do Terreiro da Cruz, em pleno coração do centro histórico, na zona de Valverde. O seu topónimo foi atribuído em 1974 e 1988 em honra do popularmente conhecido António Nunes da Calçada, que ali morou. A empreitada de reabilitação da Calçada António Nunes, Largo do Terreiro da Cruz e Rua dos Ferreiros, há muito ansiada pela população em virtude do mau estado e deformação do pavimento, foi adjudicada à empresa Desafarte, Desaterros de Fátima, Lda pelo valor de 376 315,76€ + IVA.
Foi efetuada uma remodelação profunda e abrangente, de que se destaca:

• Intervenção nas redes de abastecimento de águas e de drenagem de águas residuais domésticas e pluvial, coordenada com a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo;
• Execução de tubagens e outros elementos que permitirão futuramente desativar e remover as redes aéreas existentes (ex.: redes elétricas e de telecomunicações);
• Colocação de calçada grossa granítica e calcária para garantir a aderência ao pavimento destes arruamentos de declive muito acentuado.

«A obra agora concluída, para além de permitir uma melhor acessibilidade à zona e arruamentos circundantes, representa uma significativa melhoria da qualidade de vida dos seus moradores», refere a autarquia torrejana em esclarecimento publicado na rede social ‘Facebook’.