TORRES NOVAS – Aqui Há História, na Biblioteca

TORRES NOVAS – Aqui Há História, na Biblioteca

A partir de novembro a Biblioteca Municipal inicia um novo ciclo de atividades «Aqui Há História» direcionadas às famílias e à comunidade sénior que têm como objetivo divulgar acontecimentos, pormenores e datas da História de Torres Novas, promover o contacto com os elementos que integram o património deste território, histórico e natural, e possibilitar a partilha de memórias e vivências da comunidade sénior. Estas atividades têm também o propósito de manter ativo e divulgar um vasto acervo documental: o fundo local, que na sua maioria, é enriquecido com diversas publicações editadas pelo Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial do município, sobre a comunidade e o território concelhio, nos mais variados setores da vida quotidiana, história, património, etnografia, entre outros.

Dia 6 de novembro, às 10h30

ÀS VOLTAS DE LAPAS

Com recurso a um tapete criado a partir das ilustrações do livro «Lapas as grutas que não são grutas» de Jorge Simões e Alexandra Sirgado (edição do Município de Torres Novas), faz-se a leitura e exploram-se as várias hipóteses sobre a origem daquelas grutas e o que estas galerias artificiais podem ou não ter sido. A leitura da história e a exploração do tapete permitem-nos conversar sobre estas galerias artificiais, a sua possível origem e evolução.

Destinatários: famílias e crianças dos 5 aos 6 anos, 60’

Dia 23 de novembro, às 10h30

TORRES NOVAS, UMA CIDADE COM MEMÓRIAS

Recorrendo ao clássico jogo mega 4 em linha de estratégia e inteligência, colocam-se questões relacionadas com o património histórico, cultural e natural do concelho, de modo a partilharem as suas vivências.

Destinatários: Utentes de Lares e Centros de Dia. Grupos seniores informais. Associações e Instituições de caráter social. 1h30’

Inscrições: Gratuitas, obrigatórias e limitadas, podendo ser efetuadas através do email biblioteca@cm-torresnovas.pt ou telefone 249 810 310.