TORRES NOVAS – Câmara reforça acessibilidades ao Castelo com a colocação de elevador e escadas

A Câmara de Torres Novas aprovou a abertura de concurso público da empreitada relativa ao «Quarteirão Cultural – Acessibilidades ao Castelo (Lote 1 – Elevador e Lote 2 – Escadinhas)», sendo que está em causa um valor a rondar o milhão e setecentos mil euros. O prazo de execução aponta para os 180 dias para o elevador e 250 para as escadinhas. «A intervenção pretende objetivamente criar novas lógicas de acessibilidades ao Castelo, ícone Municipal e classificado como Património Nacional, com a construção de um elevador externo ao Castelo, permitindo o acesso de todos os tipos de público ao mesmo, bem como resolver a topografia do seu interior através da requalificação dos corredores pedonais em torno da estrutura militar», refere a autarquia torrejana.

«No que diz respeito ao elevador externo, a estrutura será constituída de betão armado aparente, em que todas as faces visíveis sejam desativadas, conseguindo uma textura mais próxima da pedra. As antecâmaras do corpo do elevador serão convenientemente iluminadas através de aparelhos e será criado um acesso alternativo por escada a partir da cota de assentamento do percurso inferior. As guardas com prumos verticais em varão de aço e o corrimão em perfil de aço retangular, serão devidamente metalizados e pintados, encontrando-se ainda previsto que a iluminação LED seja integrada na solução a adotar para o corrimão», reforça o mesmo texto.

«Já no que diz respeito ao percurso interno por rampa e escada, localizada na zona da soleira da porta noroeste de acesso ao Castelo, é proposto um estrado metálico, que dará continuidade ao passadiço, com um percurso acessível à direita e um lanço de escadas à esquerda. Este percurso será revestido com um pavimento de areia estabilizada com betão e os degraus da escada serão em betão pré-fabricado de cor idêntica ao betão desativado. Será ainda necessário prever o posterior restauro e/ou tratamento das pedras com o acompanhamento de especialistas de conservação e restauro. Prevê-se ainda iluminação LED integrada no corrimão metálico que será instalado no muro, bem como iluminação LED de encastre no pavimento», conclui o Município de Torres Novas. Imagens Município de Torres Novas, Facebook