Hélder Ferreira, o ultramaratonista tomarense que se consagrou Campeão Nacional de Ultra Trail em 2014, prometeu e cumpriu, terminando em 9.º lugar a emblemática UltraVasan 90, levando ao limite as suas capacidades físicas e mentais e elevou – uma vez mais – as cores nacionais e do União de Tomar junto da elite mundial da modalidade.
O atleta português completou a prova em 06h22m27s, a apenas 37m19s do Sueco Jonas Buud, o vencedor, que repetiu a proeza da primeira edição, terminando com o recorde de 05h45m08s. De salientar que o atleta tomarense passou em primeiro lugar no CP3, sendo o atleta mais rápido em prova, aquando da passagem pela distância mítica da maratona. Hélder Ferreira, que foi o melhor português em competição no Trail World Championship 2015, competiu na distância de 90 quilómetros, entre 1.313 atletas inscritos (sendo 84 % atletas masculinos e 16 % atletas femininas), num total de 1.657 participantes registados (344 atletas na UltraVasan 45).
Enquanto evento de referência mundial, a UltraVasan contou com a participação dos melhores atletas da elite mundial de Ultra Trail e de Trail. Destaque para o vencedor Jonas Buud, (SUE), para Max King, (USA), vencedor do World Championship 100 km, realizado no Qatar, no passado outono e considerado o ‘Melhor Ultramaratonista 2014’, pela International Association of Ultrarunners (IAU) entre nomes sonantes da modalidade como Matt Flaherty (USA), Emmanuel Gault (FRA), Arnaud Perrignon (FRA), Marcin Swierc (POL) Jarle Risa (NOR), Didrik Hermansen (NOR) e John Henry Strupstad (NOR), bem como Jasmin Nunige (SUI) vencedora da edição de 2015 da UltraVasan e Jo Meek (GBR), quarta classificada no World Championship 100 km, entre as melhores atletas da elite feminina.