Início LOCAL TOMAR – Visitante da Festa dos Tabuleiros queixa-se dos preços de alguns...

TOMAR – Visitante da Festa dos Tabuleiros queixa-se dos preços de alguns estabelecimentos: «Pagar 25 euros por um bitoque?!»

O lado menos positivo da Festa dos Tabuleiros. A redacção da Hertz recebeu um email do ouvinte/leitor José Carlos Miranda, residente em Guimarães e visitante no recente Cortejo Principal. Nesse mesmo texto, é deixado o lamento em torno dos preços praticados por alguns dos estabelecimentos comerciais nesse mesmo domingo, ao ponto de José Miranda ter referido que foi confrontado com o preço de 25 euros por um simples bitoque num restaurante da cidade ou 2,50 euros por um pão com manteiga. O cidadão vimaranense, que se confessa profundo admirador de Tomar, deixa o repto para que as entidades competentes «façam alguma coisa para evitar que a falta de escrúpulos de alguns comerciantes continue a manchar a dignidade destas festas ímpares». Eis o texto, na íntegra, assinado por José Carlos Miranda: «Nasci e vivo na cidade de Guimarães. Ao longo dos meus estudos, e depois por motivos familiares, sempre tive a cidade de Tomar como muito querida e com lugar especial no meu coração, pela sua história, pela sua paisagem, pelas suas gentes. Assisti pela primeira vez à Festa dos Tabuleiros, este ano. Dela, retiro dois tópicos que não posso deixar de expressar:

1 – Aos olhos de um forasteiro como eu, foi deslumbrante a mostra de capacidade de trabalho e de organização que tal evento poucos imaginam exigir. De facto, a alegria e orgulho, quer dos participantes quer dos tomarenses e visitantes ao longo das ruas, nunca seria possível se por trás não houvesse uma estrutura bem unida e orientada. Não sou nabantino mas sou português, por isso sinto-me grato pelos valores que as Festas demonstraram. Parabéns!

2 – Em contrapartida, não posso deixar de expressar a minha desilusão pela mancha que, para mim, ensombrou estas festividades:

Estabelecimentos da cidade praticarem valores exorbitantes em bens de necessidade básica, apenas por altura destas festas!

Pagar 2,50€ (sim, dois euros e meio) por um simples pão com manteiga numa pastelaria da cidade?

Pagar 25€ por um simples bitoque num restaurante de Tomar? Quanto pagaria uma família com 1 ou 2 filhos?

Basta estar atento ao tipo de público que a cidade recebe por esta altura para percebermos que os visitantes são, na sua esmagadora maioria, portugueses (muitos de 3ª idade, de origem humilde) e não turistas estrangeiros aos quais os preços de Portugal não assustam. Logo, não compreendo a agressividade comercial com que as famílias que vos visitaram foram bombardeadas. Dá a ideia de que esses comerciantes querem matar a galinha dos ovos de ouro… E todos sabemos como termina a história…

Não posso deixar de exprimir a minha desilusão por tal acontecer numa cidade que se orgulha, e com razão, do seu legado templário, do seu núcleo cultural, empresarial e estudantil.

Não haverá alguém que faça alguma coisa para evitar que a falta de escrúpulos de alguns comerciantes continue a manchar a dignidade destas festas ímpares?».