Em plena campanha pela formação do reino de Portugal, D. Afonso Henriques e os seus companheiros vivem momentos de glória, mas também de angústia, tragédia e traição. No centro da trama, que se desenrola entre a Galiza e Ourique, as ruínas de Sellium escondem algo que é procurado por todas as partes em confronto. É esta a síntese do mais recente romance histórico de Domingos Amaral, “A vitória do Imperador”, segundo volume da saga “Assim nasceu Portugal”, e não podia haver melhor forma de abertura para a Feira do Livro de Tomar, que acolhe o seu autor pelas 21 horas da próxima sexta-feira.
A Feira decorre de 3 a 12 de junho, no complexo da Levada, num magnífico cenário junto ao rio ideal para receber as inúmeras iniciativas previstas para os dez dias do certame por onde irão passar outros nomes de relevo da literatura portuguesa como António Tavares, Samuel Pimenta, Miguel Miranda ou Rita Ferro. Durante o primeiro fim-de-semana irão passar pelo certame muitas outras figuras bem conhecidas. No sábado, dia 4, a Feira abre às 10h30 e recebe às 16 horas Zélia Évora, autora do aclamado “A terapia do tricot”, enquanto às 21 será a vez do autor de “Ama-te”, o mediático Gustavo Santos.
No domingo, dia 5, abrindo novamente às 10h30, a Feira contará com a presença de mais uma figura conhecida da televisão: Eva Gonçalves, concorrente do “Masterchef”, vem a Tomar pelas 16 horas falar do seu livro “A aventura culinária”, mas promete também confeccionar um prato ao vivo. Ainda no domingo, mais uma sessão, às 21 horas, com a apresentação do livro “`Pé descalço – Da Suécia a Portugal sem um tostão”, com a presença do seu autor, Ricardo Frade que vai explicar todo o enquadramento desta aventura verdadeira e inspiradora.
Tomar volta a estar no centro das atenções da Feira nas noites de segunda a quarta da próxima semana, todas elas dedicadas aos autores e livros locais. Na segunda, dia 6, sobre os livros de História para crianças recentemente lançados pela Junta Urbana de Tomar e pela de Asseiceira; na terça, dia 7, a propósito das publicações da Fundação Maria Dias Ferreira, da vizinha Ferreira do Zêzere, cujos livros têm uma forte participação de autores tomarenses; e na quarta, dia 8, acerca dos livros da Gualdim Edições, editora sedeada na cidade, numa noite em que a poesia estará em destaque. Organizada numa parceria do Município com a Livraria Nova, a Feira prolonga-se até domingo, dia 12, contando com uma vasta selecção de livros a preços em conta e ainda, como é habitual, com um programa de animação essencialmente musical que acompanhará as sessões com autores.