Dezembro já chegou e, pelo segundo ano consecutivo, o Município de Tomar, em parceria com a Acitofeba, vai fazer uma aposta forte na valorização do comércio tradicional da cidade como um destino preferencial para as compras de Natal. Através do programa TomarNatal, vão ser concedidas condições especiais a quem optar por fazer compras na cidade, e em especial no centro histórico.
Assim, todas as quartas-feiras e sábados, de 2 a 30 de dezembro, entre as 12 e as 24 horas, os parques de estacionamento cobertos do Município (Praça da República e Pavilhão Municipal) vão ser gratuitos. Também nos dias 19, 23 e 24 de dezembro, a utilização dos Transportes Urbanos de Tomar será gratuita. Assim, quem se deslocar a Tomar para fazer as suas compras de Natal, terá oportunidade de obter estacionamento e transporte gratuito.
Sabores de Tomar para a consoada – Para além de muitos locais onde fazer compras, das mais tradicionais às verdadeiramente alternativas, Tomar apresenta um ampla variedade de cafés e restaurantes num vasto centro comercial a céu aberto paredes meias com um património fora do comum. Outra aposta reforçada são os Sabores de Tomar. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, estão a ser feitas campanhas de promoção dos vinhos de Tomar, na sequência daquilo que já acontecera no Natal de 2014, mas a que se juntam também, agora, os azeites produzidos no concelho. Pretende-se ainda estender estas campanhas, durante o Inverno, a outros produtos locais. Também a animação está pensada para fazer de Tomar, nesta quadra, uma cidade em festa. O Natal para Miúdos e Graúdos, que integra iniciativas diversas no centro histórico da cidade e na Casa dos Cubos, decorre a partir de sábado, dia 5.
Animação para todos – Precisamente nos Cubos, até dia 22, haverá Mercado do Livro e Venda de Natal do CIRE, bem como, nos dias 5, 12 e 19 de dezembro, pelas 15 horas, ateliers de prendas de Natal para crianças dos 4 aos 9 anos (as inscrições são gratuitas pelo telefone 249 329 823 ou e-mail cultura@cm-tomar.pt). No sábado, dia 5, animam o centro histórico o Sexteto de Metais da Sociedade Gualdim Pais (15 horas) e o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira (16 horas). No domingo, será a vez do Rancho de Carregueiros às 15 e do Quinteto de Trompetes da Canto Firme às 16. Terça, dia 8 de dezembro, que é feriado, o Rancho de Alviobeira dança às 15 e a Tuna Templária do IPT dá música pelas 16. No fim-de-semana seguinte, são os ranchos de Minjoelho e da Linhaceira a intervirem, às mesmas horas e por esta ordem, no sábado, dia 12. No domingo, 13, de novo o Rancho da Linhaceira 15 horas) e o da Peralva às 16.
Para dia 19, sábado, às 15 horas, está previsto o Rancho da Pedreira no centro histórico, enquanto a Banda Nabantina dá concerto na igreja de S. João Baptista às 16. E no domingo, novo momento com o Rancho da Peralva seguido do Quarteto de Saxofones da Sociedade Gualdim Pais. Finalmente, na terça-feira, dia 22, duas exibições de um filme bem divertido, “A ovelha Choné”, às 15 e às 19 horas, no Cine-Teatro Paraíso (bilhetes a dois euros). Também na Rua Amorim Rosa, numa iniciativa do Projecto Sobre Rodas e dos comerciantes locais, haverá animação musical e de rua, promoções e surpresas de 4 de dezembro a 7 de janeiro.
Finalmente, no âmbito do programa Cantar Natal, da Canto Firme, acontecerão os seguintes momentos musicais: sábado, dia 5, 21h00, Orquestra de Sopros da Universidade de Évora (no auditório Fernando Lopes-Graça, daquela associação); sábado, 12, 17h00, Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa (Cine-Teatro Paraíso); quarta, 16, 21h00, Coro e Música de Câmara da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco; quinta, 17, 21h00, Orquestra de Sopros e Ensemble de Metais da Canto Firme; quarta, 23, 21h00, The BellsBrass Ensemble (estes três no auditório Fernando Lopes-Graça) e sábado, dia 9 de janeiro, pelas 16h00, o tradicional Concerto de Reis na igreja de S. João.