No último sábado, dia 23 de Janeiro, o Auditório de Cem Soldos encheu-se para acompanhar a Companhia CIA Teatral Proscênio do Brasil, numa viagem pela cultura popular do Sertão. Com apenas um actor em palco, a peça “Cordel” desenrolou, frente à plateia, a vivacidade da cultura e das tradições do povo sertanês, partindo da simplicidade e humildade típicas das comunidades rurais desta região brasileira. A exibição desta peça inaugurou a programação teatral do Auditório de Cem Soldos para o ano de 2016, que merece particular destaque.
O ULTIMAcTO, o grupo de teatro residente, continua a sua actividade de itinerância por vários pontos do país, trabalhando simultaneamente na renovação do seu reportório. Em 2016, o grupo organiza também a Mostra de Teatro de Cem Soldos, que atinge este ano a sua vigésima edição, trazendo uma vez mais programação teatral regular e variada para todo o mês de Maio. Os vinte anos da Mostra de Teatro de Cem Soldos serão celebrados numa exposição, dedicada à notável longevidade do evento e do compromisso com a formação de públicos da aldeia.
Para além destas actividades, o ULTIMAcTO reforça neste ano a componente formativa, estando em curso uma Formação de Teatro, desenvolvida com uma formadora externa, que aborda diferentes componentes da actividade performativa. A proposta foi aberta a todos os interessados, e uma vez que o número de inscrições disponíveis esgotou rapidamente, prevê-se a organização de iniciativas semelhantes no futuro. Alinham-se assim os esforços da Associação SCOCS e do grupo de teatro ULTIMAcTO para fazerem do Auditório de Cem Soldos, uma sala de espectáculos com um papel cada vez mais importante no reforço e diversificação da programação cultural do concelho.