TOMAR – Tabuleiros e Bons Sons foram exemplo no Encontro de...

TOMAR – Tabuleiros e Bons Sons foram exemplo no Encontro de Comunicação Autárquica

Cerca de oito dezenas de pessoas, na maioria técnicos de municípios, estiveram presentes no XXX Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, iniciativa da ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local em parceria com o Município de Tomar, que decorreu no auditório da Escola Secundária Jácome Ratton nos dias 20 e 21 de maio.
Depois de um primeiro dia com uma abordagem mais técnica, o segundo centrou-se em casos concretos, especificamente a Festa dos Tabuleiros e o Bons Sons, exemplos de sucesso de eventos realizados no concelho de Tomar e que têm em comum o facto de serem feitos diretamente pela comunidade, que assim os acarinha como seus. João Victal e Maria João Morais, os dois anteriores mordomos dos Tabuleiros, e Miguel Atalaia, diretor artístico do Bons Sons, foram os oradores, numa sessão moderada por Nuno Garcia Lopes.
Na sexta, depois da sessão de abertura que teve a presença de Paulo Macedo (diretor do Agrupamento de Escolas Templários), Marcelo Caetano Delgado (presidente da Direção da ATAM) e Hugo Cristóvão (vice-presidente da Câmara de Tomar), a primeira sessão, moderada por Ana Soares, serviu para abordar a temática das estratégias de comunicação municipal, através de Jorge Sobrado, enquanto Filipa Baptista fez de forma prática e muito cativante com que todos entendessem o que é a “Comunicação pela linguagem corporal: o que se vê e o que não se vê”.
À tarde, na segunda sessão, moderada por Hugo Cristóvão, Vasco Ribeiro tratou o sempre complexo tema da “Comunicação de crise autárquica”, enquanto Carla Rocha mostrou com excelentes exemplos como “Humanizar o discurso político” e adaptá-lo ao público concreto que temos.
O encontro, que decorre desde 1990, todos os anos num concelho diferente do país, tem sido um importante fórum nacional de debate e análise pelos eleitos locais, dirigentes e técnicos das questões relacionadas com a comunicação autárquica, como enfatizou o vice-presidente da ATAM, José Figueiredo Faria, na sessão de encerramento.
No próximo ano, o encontro decorrerá na Ericeira, concelho de Mafra.