O sistema de deteção de incêndios colocado no Centro Escolar da Linhaceira já está em funcionamento. Está, assim, salvaguardado aquilo que é mais importante – como a segurança das crianças e jovens – na sequência da polémica que ‘rebentou’ em recente reunião da Câmara de Tomar, altura em que Tiago Carrão, vereador do PSD, questionou Hugo Cristóvão, presidente do Município, sobre essa suposta avaria naquele equipamento e ainda no sistema de ar condicionado. Na altura, o eleito do PS classificou o cenário avançado como «totalmente falso». Depois, a Hertz ouviu a Associação de Pais, que confirmou, então, a existência de transtornos. Desta feita foi o mesmo Tiago Carrão que voltou a solicitar respostas, não deixando de pedir mais «humildade» a Hugo Cristóvão:
Filipa Fernandes, vereadora da Educação, confirmou que o sistema de deteção de incêndios não estava avariado mas sim desligado, situação entretanto já ultrapassada:
Filipa Fernandes aproveitou, ainda, para esclarecer que o Centro Escolar da Linhaceira não dispõe de sistema de ar condicionado mas sim ventilação… que não arrefece o ar: