TOMAR – Responsáveis autárquicos visitaram os produtores de vinho do...

TOMAR – Responsáveis autárquicos visitaram os produtores de vinho do concelho

Decorreu nesta quinta-feira, durante a manhã a segunda parte da visita da Câmara de Tomar aos produtores de vinho do concelho. A iniciativa pretendeu, no momento em que está em curso o início da produção das colheitas deste ano, dar a conhecer aos responsáveis autárquicos como está a decorrer o processo e, neste momento em que todos os sectores da economia são de uma forma ou de outra afetados pela pandemia, identificar possíveis fragilidades que possam ser de algum modo apoiadas pela autarquia.
A visita iniciou-se na Encosta do Sobral, da empresa Santos & Seixo Wines, a adega de maior dimensão do concelho, com um volume significativo de produção para exportação e para marcas próprias de supermercado, que são, por uma questão de escala, duas das maiores dificuldades da generalidade dos outros produtores tomarenses. Além de um processo casa vez mais industrializado e rigoroso para garantir a qualidade dos vinhos, a adega apostou também na renovação das marcas, através de novos rótulos e da própria adequação da garrafa às preferências dos consumidores.
Seguiu-se a Herdade dos Templários, onde se ultimavam as limpezas agora que todo o mosto da colheita de 2020 repousa já nos reservatórios onde, com a quietude do tempo, se vai tornar em saboroso néctar. Com uma dimensão mais pequena, está também mais sujeita, esta empresa, às flutuações do mercado. Embora com alguma presença em grandes superfícies, as visitas de turismo enológico caíram substancialmente. Mas a colheita foi boa e em breve vai ser lançado um branco “de inverno” de 2019, após estágio em barricas de carvalho.
A manhã terminou na adega Casal Martins, também de dimensão mais reduzida, mas onde a aposta na automatização tem sido crucial logo a montante, isto é, nas vinhas, em que a vindima já é quase toda ela feita de forma mecânica, com ganhos económicos mas principalmente de qualidade. Anca Martins, que se tem vindo a especializar cada vez mais na área da enologia, salienta que se preocupa em criar vinhos de grande qualidade, mas que seria um erro só produzir para o seu gosto. E promete também novidades para breve.