TOMAR – Regresso às aulas a 18 de Maio para o 11º...

TOMAR – Regresso às aulas a 18 de Maio para o 11º e 12º ano. Máscara será obrigatória e alunos ficarão nas salas até nos intervalos

O Ministério da Educação já fez chegar às escolas um conjunto de orientações para que o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11º e 12º ano seja feito em condições de segurança perante o contexto de pandemia que vivemos. Dentro dessas directrizes, está o uso obrigatório de máscara, para além da colocação de um aluno por secretária ou até mesmo intervalos… sem que as turmas saiam das salas. O horário preferencial deverá situar-se entre as 10 e as 17 horas. Cada escola ficará responsável por definir circuitos que permitam o distanciamento físico entre os alunos. Nos refeitórios, por exemplo, deverão ser criados períodos desfasados para que as diferentes turmas não se cruzem. Refira-se que os alunos que não frequentem as aulas – por desejo de pais e encarregados de educação – ficam com as faltas justificadas, sendo que a escola só é obrigada a prestar apoio remoto se os jovens em causa pertencerem a grupos de risco.

Paulo Macedo, director do Agrupamento Templários, em entrevista à Hertz, admitiu muitas dúvidas em torno das directrizes do Ministério da Saúde, não só em termos de segurança mas também na questão dos horários:

Celeste Sousa, directora do Agrupamento Nuno de Santa Maria, admitiu que será necessário um enorme esforço para que tudo corra pelo melhor, deixando uma mensagem de confiança aos alunos, nomeadamente para que cada um cumpra as regras de segurança: