Início LOCAL TOMAR – Rastreio ao daltonismo concelho. Das 275 crianças examinadas, seis apresentaram...

TOMAR – Rastreio ao daltonismo concelho. Das 275 crianças examinadas, seis apresentaram dificuldades de identificação das cores e 81 tiveram problemas de acuidade visual

Tomar foi um dos concelhos abrangidos pelo rastreio das dificuldades na identificação de cores, e em especial no daltonismo, no âmbito das escolas do 1º ciclo, na sequência de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigida aos municípios integrantes. No âmbito do trabalho da Associação ColorADD.Social, que se dedica a promover e potenciar a integração social destas pessoas, o rastreio foi realizado na semana de 16 a 20 de maio de 2022 aos alunos do 3º ano das 18 escolas públicas dos dois agrupamentos e das duas do João de Deus, num total de 275 crianças, das quais 144 raparigas e 131 rapazes. Dos 131 rapazes rastreados, seis apresentaram dificuldades de identificação das cores e 43 dificuldades de acuidade visual, sendo sugerida consulta de especialidade para a realização de exames complementares. Das 144 raparigas rastreadas, nenhuma apresentou dificuldades de identificação das cores e 38 apresentaram dificuldades de acuidade visual, sendo igualmente sugerida consulta de especialidade. Ao abrigo da sua política de responsabilidade social, a Condóptica, a Filmóptica, a Óptica Alípios e a Ortoptista Susana Reis, em parceria com a ColorADD.Social e o Município de Tomar, participaram neste rastreio em que foi utilizado o “Teste de Ishihara” no despiste do daltonismo, e a Tabela de Snellen e as Cartas ETDRS para a acuidade visual. Segundo a Associação ColorADD.Social, o daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres. É uma limitação de condição hereditária, que afeta 350 milhões de pessoas em todo o mundo, criando aos seus portadores grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional e que, no contexto do processo de aprendizagem, tem impacto significativo no sucesso escolar.