A 24 e 25 de junho, o Rancho Folclórico “ Os Camponeses” da Peralva realizou a IV edição da Concentração de Tratores e da Mostra Agrícola e Industrial. Um evento que pretende aliar a tradição à modernidade. Ponto alto do evento foi a representação etnográfica da Recriação de uma Taberna de 1900, no sábado, uma atividade que, com vários meses de preparação e ensaios regulares, juntou naquela noite de Verão muitas dezenas de espetadores. Depois do sol se por, tal como era hábito da vivência das aldeias, o grupo recriou a Taberna, espaço de confraternização masculina, de 1900. Os componentes, cerca de 20, todos eles membros do grupo, foram desenvolvendo ao longo de uma hora de representação todo um conjunto de situações outrora descritas quer pelos taberneiros quer pelos frequentadores.
Os petiscos, a ladra, os paus de junco nas mãos dos mais gingões, as cartas batidas a dinheiro com batota, o harmónio que ficou no prego depois de muitos copos de vinho não pagos, o bêbedo, o “encornado”, os serões da fanga na Cardiga… foram alguns dos aspetos da vivência da aldeia abordados nesta recreação, aliados às Cantigas ao desafio e ao Bater do Fado acompanhadas por harmónios, guitarras e gaitas de beiços, com conversas e momentos de humor que levaram a assistência a uma viagem com mais de 100 anos de regresso ao passado. Já no domingo, a CONCENTRAÇÃO DE TRATORES, que juntou cerca de 40 máquinas percorreu algumas das aldeias da freguesia, ficou marcada pela paragem nos Santos Mártires, lugar místico, para o Comer do Farnel, onde os participantes foram gentilmente acolhidos por D. Luís de Castro, Conde de Nova Goa, após o que, e de regresso a Peralva, se realizou a sempre emotiva Benção de Tratores, e outras máquinas, pelo pároco António Barreleiro.
Durante a tarde, para além das exibições de perícias com Tratores, ainda houve em permanência uma Mostra de Artesanato e Exposição de Maquinaria Agrícola. Após conversa com o presidente da Associação, professor Nuno Fonseca, a edição deste ano superou as anteriores estando já previstas alterações no alinhamento para o próximo ano. Ainda este ano o grupo terá a 12 e 13 de agosto a XVIII Mostra de Artesanato e o XIX Festival de Folclore, ainda a 12 de novembro a Mostra Gastronómica do Grão e Bico com Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais. Susana Jorge