TOMAR – Quem utiliza fossas sépticas vai pagar «exatamente a mesma coisa...

TOMAR – Quem utiliza fossas sépticas vai pagar «exatamente a mesma coisa que quem está ligado às condutas». Atenção a possíveis mudanças na área do saneamento

Quem utiliza fossas sépticas vai pagar «exatamente a mesma coisa que quem está ligado às condutas». A confirmação foi dada por Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, depois de questionada por Lurdes Fernandes, vereadora do PSD, que quis saber se a ‘Tejo Ambiente’ vai mesmo começar a cobrar taxa de saneamento a um conjunto alargado de munícipes como se estes estivessem ligados à rede.

Recorde-se que, nesta altura, aquela empresa intermunicipal garante o despejo gratuito de fossas duas vezes por ano, por residência, aqui sem necessidade de pagar qualquer valor na chamada fatura da água. Fica por perceber qual o impacto desta eventual mudança nessa mesma fatura. Anabela Freitas justificou esta alteração com uma recente decisão da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que passa a considerar parte integrante da rede de saneamento a existência de fossas… quando antes essa rede se centrava apenas em condutas: