
A turma do 11.º A da Escola Secundária Jácome Ratton, pertencente ao Agrupamento de Escolas Templários, de Tomar, organizou um envolvente “Pedi Paper”, um simulacro de resgate em caso de Sismo e uma palestra sobre a Defesa Segurança e Paz do nosso país, como parte integrante da 10.ª Semana Cultural da escola. A atividade teve como tema central a prevenção de riscos naturais, o papel da Proteção Civil no mesmo e a defesa, segurança e paz. Esta atividade contou com a participação de várias turmas ao longo dos dois dias. Ao longo do percurso do “Pedi Paper”, os participantes passaram por cinco estações temáticas: inundação, proteção civil, sismo, incêndio e seca. Em cada ponto, tinham de responder a perguntas relacionadas com o tema, participar em jogos dinâmicos e cooperativos, e seguir pistas poéticas que os conduziam à estação seguinte. Este “Pedi Paper” foi não só uma forma divertida de aprender, mas também um exemplo de iniciativa estudantil ao serviço da sensibilização e educação para a cidadania. A atividade foi muito bem recebida por alunos e professores, destacando-se pela sua componente lúdica, pedagógica e criativa.

Cerca de 110 alunos tiveram a oportunidade de assistir a um simulacro preparado pelos Bombeiros Municipais de Tomar. Elementos desta corporação deslocaram-se à escola e montaram um escoramento com o objetivo de estabilizar uma parede e uma porta após a ocorrência de um sismo. Colocaram também em exposição um VLCI (veículo ligeiro de combate a incêndios) para os alunos explorarem. Foram dadas explicações e demonstrações de todo o material exposto, sendo uma excelente ocasião para conhecer melhor o trabalho dos Bombeiros e Proteção Civil e os materiais por eles utilizados. Também a turma do 11ºA organizou uma palestra intitulada “Segurança, Defesa e Paz”.,Esta palestra, realizada na Biblioteca da Escola Secundária Jácome Ratton, foi determinante para a aprendizagem e esclarecimento dos alunos e professores acerca das diversas e diferentes entidades responsáveis pela segurança, defesa e paz no nosso país.

Estiveram presentes inúmeros representantes dos diversos órgãos de segurança e defesa nacionais, nomeadamente a GNR, a PSP e o Regime de Infantaria nº15. Foram abordados diversos assuntos, como o papel destas entidades dentro e fora de Portugal, os seus métodos de operação, bem como a opinião e as respostas dos convidados a várias questões colocadas. Deixamos um especial agradecimento aos Bombeiros Municipais de Tomar, ao Comandante dos Bombeiros de Tomar Humberto Morgado, à engenheira Maria João Cristóvão, à PSP, à GNR e ao Regimento de Infantaria nº15 de Tomar por tornarem possível estas atividades desenvolvidas pela turma do 11ºA. Afonso Grilo, Guilherme Reis e Summer Keohane