O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) anuncia o lançamento de um novo curso online de Desenvolvimento Sustentável em Turismo. Este curso, oferecido em formato MOOC (Massive Open Online Course – Cursos Abertos Massivos Online), é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED) do IPT. O MOOC está disponível a partir de 28 de janeiro de 2025 na plataforma NAU, um serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvida pela FCCN, atualmente cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As inscrições já estão abertas! João Tomaz Simões, promotor do curso, destaca que o MOOC explora a relação entre turismo, sustentabilidade e preservação do património, com ênfase no aspeto ambiental. Esta abordagem reflete a crescente importância do turismo sustentável no cenário global atual. O curso visa compreender a evolução histórica do turismo, definir e explicar os princípios da sustentabilidade no setor, tal como analisar a relação entre turismo, sociedade e ambiente, aplicar práticas de turismo sustentável na gestão das atividades turísticas e, também, compreender políticas e estratégias de gestão sustentável adaptadas a diferentes contextos. Para além disso, o curso tem como objetivo analisar estudos de casos para recolha de boas práticas e identificar tendências e desafios futuros do turismo sustentável, preparando os participantes para responder de forma inovadora às necessidades do setor. Com duração total de 25 horas, o curso estará disponível até dia 31 de julho de 2025, com atividades totalmente assíncronas, dividida por módulos, permitindo aos participantes aceder aos conteúdos a qualquer momento e progredir ao seu próprio ritmo. Esta flexibilidade torna o curso acessível a estudantes e profissionais em atividade. O lançamento deste MOOC segue o sucesso de iniciativas anteriores do IPT no campo do ensino a distância, nomeadamente na área do turismo. Em 2021, a instituição lançou o MOOC de Turismo Sustentável na plataforma NAU, atraindo 1.340 participantes. Segundo Célio Gonçalo Marques, Pró-Presidente para a Internacionalização e Inovação Pedagógica e Diretor do LIED, este novo curso constitui mais um avanço na consolidação da presença do IPT na educação a distância.
Sobre o IPT – O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma instituição de ensino superior que teve na sua génese a preocupação deliberada de introduzir no ensino superior politécnico, a par de uma formação técnica e tecnológica, as ciências humanas, de forma a proporcionar, aos jovens estudantes, uma educação mais equilibrada e completa. Foi a criação de cursos como Conservação e Restauro, Gestão Turística e Cultural, Design e Tecnologia e Artes Gráficas que permitiu, numa primeira fase, concretizar aquele desiderato. A instituição com cerca de 40 anos de existência e uma oferta formativa de Cursos Técnico Superior Profissional (cTeSP), Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramento, tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são dirigidos pela comunidade que serve. Com esse objetivo, o IPT tem procurado dotar-se de instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores, designadamente através de parcerias com diversas empresas e entidades utilizando, para o efeito, diversas iniciativas de cariz científico e tecnológico que lhe permitem orgulhar-se de ser um instrumento importante para o desenvolvimento da região que serve.
Sobre a NAU – A NAU é um serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, e atualmente cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Fundado em 2019, é um projeto pioneiro em Portugal de MOOCs (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos e Massivos Online). Conta com mais de 200 cursos em diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos em parceria com cerca de 60 entidades públicas e privadas, e quase 1 milhão de registos na plataforma. A NAU promove uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua, assim como potencia a literacia digital.