Início LOCAL TOMAR – Politécnico com projeto aprovado para combater abandono escolar. Instituição investe...

TOMAR – Politécnico com projeto aprovado para combater abandono escolar. Instituição investe 200 mil euros em atividades pedagógicas

O Politécnico de Tomar viu ser aprovado o seu projeto Success Journey@IPT (POCH-02-53I2-FSE-000045), com um investimento global de 200 mil euros, «que pretende combater o abandono escolar através do apoio de atividades de promoção do sucesso escolar de carácter pedagógico, de promoção de bom ambiente académico e de entreajuda no seio do ensino superior e que se enquadram com os objetivos traçados pela Instituição, para estudantes e funcionários docentes e não docentes», refere aquela instituição em nota de imprensa enviada para a redação da Hertz. As atividades foram pensadas por uma equipa de catorze funcionários (docentes e não docentes) e coordenada pela professora Susana Domingos de forma a ir ao encontro das necessidades identificadas, nomeadamente aos fatores identificados como os principais para as temáticas do insucesso e abandono escolar. «Enquadrado neste projeto foi concebido o programa de mentoria Learn2be@ipt (Aprende a ser no IPT) que pretende promover uma integração saudável dos estudantes no contexto do Ensino Superior, potenciando desta forma o seu sucesso académico», reforça o mesmo texto. «Este programa pretende contribuir para o desenvolvimento de competências transversais, tais como competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal, hoje associadas ao conceito de estudante do Ensino Superior, valorizando igualmente competências académicas inerentes ao estudante do ensino superior, atenuando as dificuldades de transição do ensino secundário e/ou profissional para o ensino superior. Foi também criado o programa PT@IPT (Programa de Tutoria/Personal Trainer no IPT) que tem por base um sistema tutorial, no qual os estudantes a partir do segundo ano (tutores) proporcionam um acompanhamento individual e personalizado aos colegas-estudantes que frequentam a instituição pela primeira vez (tutorandos). Este acompanhamento abrange questões relacionadas com a adaptação/integração no Ensino Superior, como sejam aspetos estruturais do curso, a instituição, a relação entre colegas, as características académicas e as competências a desenvolver na concretização de uma formação com sucesso. Outra das atividades previstas é a organização de encontros entre estudantes com o objetivo de facilitar a integração, o acompanhamento nesta nova jornada que é o ingresso no ensino superior e também ajudar a criar novos amigos numa rede informal de apoio académico, emocional e até logístico, procurando simultaneamente promover o crescimento pessoal e ajudando a superar as limitações dos estudantes para que consigam alcançar os seus objetivos».