O Instituto Politécnico de Tomar vai celebrar no próximo dia 16 de Outubro o ERASMUSdays, com um evento online, para toda a comunidade académica do IPT e para algumas universidades parceiras convidadas, com o propósito de dar a conhecer os projetos ERASMUS + que são desenvolvidos pelo Instituto.
Durante a manhã serão efetuadas apresentações dos projetos que estão a ser desenvolvidos, pelos respetivos coordenadores, seguidos de testemunhos de docentes e staff. Na parte da tarde, alguns parceiros vão fazer uma apresentação sobre as suas universidades direcionada a alunos, docentes e staff para estes possam conhecer melhor as instituições de acolhimento onde poderão efetuar as suas mobilidades. De seguida, alguns alunos outgoing e incoming vão fazer o seu testemunho acerca das mobilidades realizadas. O evento terminará com um momento musical, com a participação da Tuna Templária do IPT.
Os ERASMUSDays, três dias de celebração do Programa ERASMUS + a nível europeu são uma oportunidade única para beneficiários de projetos ERASMUS compartilharem a sua experiência ERASMUS ou divulgarem os seus projetos. Em 2019 foram realizados 3995 eventos em 53 países. Este ano, de 2020, já foram registados na plataforma europeia 3012 eventos. Com a criação do Programa ERASMUS em 1987, nasceu um mundo novo. Desde então, o programa tem permitido a muitos docentes, staff e alunos conhecer diferentes culturas, formas de estar, aprender, ensinar, de trabalhar, renovar mentalidades, alargar horizontes fora da zona de conforto, adquirir novas competências pessoais e profissionais. Ao longo dos anos o programa foi-se sempre renovando e adaptando aos novos desafios pelo que merece ser celebrado. Desde 1989 que o Politécnico de Tomar trabalha com o Programa ERASMUS (anterior Programa Sócrates e LLP), tendo ao longo dos anos adquirido uma vasta experiência em Programas Internacionais de mobilidade de docentes, staff e alunos (atualmente KA103 E KA107), Capacity building, Parcerias estratégicas, Mestrados Erasmus Mundus e ainda Programa Cultura 2000/Europa criativa, dos quais resultaram acordos de cooperação com mais de 50 países, um pouco por todo o mundo. O IPT detêm alguns reconhecimentos sobre a qualidade das suas mobilidades; em 2008 o reconhecimento da Qualidade pela Comissão Europeia consubstanciou-se na atribuição do Prémio de Ouro para a organização e gestão dos Cursos Intensivos (IP). Em 2009 a afirmação da qualidade na internacionalização do IPT consolidou-se com a atribuição do Selo de Qualidade da União Europeia para a utilização dos ECTS e do Suplemento ao Diploma – ECTS e DS Label – renovado em 2013, que reconhece a qualidade e a excelência na implementação das práticas Erasmus e do sistema ECTS tendo sido ainda prémio de Boas Práticas relativo às Parcerias estratégicas em 2018.