Início CULTURA TOMAR – Outubro é mês do feijão nas mesas de Tomar

TOMAR – Outubro é mês do feijão nas mesas de Tomar

Os dias mais curtos e as brisas de Outono que começam a soprar convidam a mais e melhores momentos à mesa de um bom restaurante. É a pensar nisso que o Município de Tomar, em colaboração com os restaurantes do concelho, preparou mais uma edição da mostra gastronómica Todos com o Feijão, o Feijão com Todos, a decorrer durante o mês de outubro.

Aos fins-de-semana e também no dia 20, em que a cidade celebra a sua padroeira, Santa Iria, 22 restaurantes apresentam um menu especial em que a mais famosa das leguminosas dá a conhecer toda a sua versatilidade, de tal ordem que permite fazer uma refeição com entradas, sopa, prato principal e sobremesa sempre com base no feijão.

Vejamos alguns exemplos:

Começando pelas entradas, em que aos típicos peixinhos da horta se juntam mexilhoada de feijão, orelha de frades, feijoada de caracóis ou feijão com barriga de porco. Nas sopas, um dos momentos da refeição em que este ingrediente mais brilha, há-as de feijão com couve, do cozido com feijão branco, da taberna, à assador, da avó, da pedra, ou simplesmente de feijão verde.

Chegando ao prato principal, vale a pena fazer também algumas destrinças. Porque há as feijoadas: à moda da casa, à transmontana, à portuguesa; de leitão, de polvo ou de chocos, com ou sem camarão. E há também cozido à portuguesa com feijão branco. Ou dobrada com feijão branco. Para além de uma cornucópia de sabores: enguias fritas com arroz de feijão, picanha grelhada com feijão preto, entrecosto com migas e feijão, ragú do embaixador com feijão, bacalhau grelhado na brasa com feijão e abóbora, açorda de feijoca com magusto de carnes grelhadas, mexuda de feijão com secretos grelhados, migas com morcela de arroz, tripas grelhadas com migas de feijão ou ossos do espinhaço com couve lombarda e feijão. E muito, muito mais.

Mas não se preocupem os gulosos, pois as sobremesas ainda nos reservam delícias como bolo de feijão com fruta, delícia de feijão com abóbora, pudim de feijão, semifrio de feijão, tarte de feijão com nozes, laranjada de feijão ou doce de Santa Iria.

E a acompanhar não se esqueçam de pedir um vinho dos produtores tomarenses, cuja qualidade e versatilidade têm vindo a crescer de colheita para colheita.

Se ficaram entusiasmados com este menu virtual, imagine como ficará inebriado com todas estas cores, aromas e sabores diante de si. Só tem que demandar, durante os fins-de-semana de Outubro, um destes restaurantes: Almourol, Baía, Brasinha, Cave da Irene, Chico Elias, Convento do Leitão, Hotel Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Grelha, Infante, Lúria, Marisqueira de Tomar, Mister Grill, Moinhos, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, S. Lourenço, Tabuleiro, Tomaz e 1º de Maio.