Início AGENDA TOMAR – Órgão Napolitano do século XVIII em destaque no concerto coral

TOMAR – Órgão Napolitano do século XVIII em destaque no concerto coral

No ano do Jubileu da Misericórdia, a Santa da Casa da Misericórdia deTomar, associa-se ao Zêzere Arts – Festival Internacional de Música noPatrimónio 2016, e à autarquia de Tomar, na apresentação do concertocoral a ter lugar na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no próximo dia19 de Julho, às 13H00. Porque a alma também precisa dealimento, esteconcerto, que decorre na hora de almoço, enceta uma programação demais de 15 concertos, que se prolongam até 10 de Agosto, entre Tomar,Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha e Batalha.O maestro irlandês BrianMacKay, que já dirigiu entre outras, aOrquestra Nacional da Irlanda, escolheu o concelho de Tomar para vivercom a sua família, aqui criando este festival inspirado no rio Zêzere,e que este ano avança para a sexta edição.

O órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora da Graça é o enfoque desteconcerto coral. Restaurado recentemente pelo Laboratório deConservação e Restauro de Madeiras do Instituto Politécnico de Tomare pelo organeiro Dinarte Machado, o órgão históricoé originário doSéc. XVIII.Sobre o restauro há a assinalar que “no âmbito da intervenção nacaixa, foi desenvolvida investigação histórica e técnica quepermitiu concluir tratar-se de obra com estrutura semelhante a outrasproduzidas em oficinasdeorganaria napolitanas do século XVIII, aindaque a decoração, de pintura dita de fingido, a imitar as madeiras depau-santo e pau-rosa, não estivesse de acordo com essa origem”.

A intervenção permitiu “deixar visível uma inscrição segundo a qualo órgão tinha sido construído em 1756 na oficina de Thomas deMartino, organeiro da Capela Régia de Nápoles.””A pesquisa histórica permitiu também concluir que o órgão pertenceuao Convento de Cristo e “foi mandado entregar” pela rainha D. Maria II,em 1836, à Santa Casa da Misericórdia de Tomar”.Estamos, portanto, perante um momento também histórico, que dá vida auma das mais relevantes peças do património da Santa Casa daMisericórdia de Tomar.