Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa.
Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; cantores, tocadores, contadores de estórias, artes e ofícios tradicionais dos concelhos de Alcanena, Pombal e Tomar a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso, mas em som e imagem, com recolhas transformadas e manipuladas em tempo real, servindo de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.
Omiri é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, isto é, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.
Em Omiri a música e cultura portuguesa é rica e gosta de si própria.
O espectáculo está marcado para o próximo dia 9 de outubro, às 21h30, na Praça da República e tem entrada livre.
O projeto OMIRI é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro e inclui ainda o lançamento de um livro com documentação do processo junto da comunidade no dia 23 de outubro, às 11h00, no Complexo Cultural da Levada de Tomar.