Tomar celebra, nesta terça-feira, 856 anos desde a fundação do Castelo Templário por Gualdim Pais, Grão-Mestre dos Templários. Neste dia, o programa comemorativo começa às 8h30 com o tocar dos sinos no Convento de Cristo. Às 9h15 haverá hastear das bandeiras na Praça da República e deposição de flores na estátua do fundador, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cine Teatro Paraíso, no decorrer da qual serão homenageados diversos cidadãos e entidades do concelho, bem como trabalhadores do Município e dos SMAS. Assim, será atribuída a medalha de honra do Município a José Cristóvão, João Mendes Godinho Júnior (este a título póstumo) e Inês Pedrosa; a medalha municipal de valor e altruísmo (grau ouro) a Diamantino dos Santos, Luís Vasco e Augusto Tamagnini (os dois últimos a título póstumo); a medalha municipal de valor desportivo (grau ouro) a Ana Rente e a Nuno Merino; e a medalha municipal de mérito (grau ouro) a quatro colectividades centenárias, casos da Nabantina, Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, União de Tomar e Sporting de Tomar.
À tarde, decorrerá a Sessão solene do 94.º (nonagésimo quarto) aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, no decorrer da qual será também homenageado o antigo comandante Joaquim Patrício, com a medalha municipal de mérito (grau prata). O dia conta ainda com actividades desportivas e culturais na cidade e no Convento de Cristo.
Refira-se que a Hertz irá proceder à transmissão do ponto alto das comemorações, ou seja, da sessão solene da Assembleia Municipal que terá lugar no Cine-Teatro «Paraíso».