O Município de Tomar candidatou o seu Orçamento Participativo ao Prémio de Boas Práticas de Participação. Trata-se de uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas (RAP), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade gestora do Programa Cidadania Ativa, com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein, através do EEA Grants.
Este Prémio, de carácter anual, visa constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa, reconhecendo e valorizando instrumentos que apelem ao envolvimento dos cidadãos em toda a esfera da vida pública.
O Orçamento Participativo foi lançado pelo Município de Tomar em 2014, tendo recebido logo na primeira edição 141 propostas, que foram votadas por 6834 eleitores (quase 14% do universo de eleitores do concelho). O vencedor foi a ciclovia entre o Prado e a Arrascada, que se encontra em fase de adjudicação para dar início à obra, que se espera estar concluída no primeiro trimestre de 2016). A segunda edição do Orçamento Participativo está em curso neste momento, estando prevista para breve a fase de votação, que decorrerá presencialmente nas juntas de freguesia ou através da internet.