Foi no passado dia 9 de junho que o Município de Tomar aderiu à iniciativa “Noite Saudável das Cidades”, numa assinatura pública realizada em Coimbra, na CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro). A autarquia tomarense associa-se, assim, a outros municípios e entidades que pretendem promover e melhorar a vida noturna dos jovens e restante sociedade com a criação de medidas adequadas ao divertimento sustentável e saudável.
As entidades promotoras da “Noite Saudável na Cidade” uniram-se com o propósito de diminuir todos os efeitos adversos que o consumo de álcool e drogas acarta. Definiram-se, assim, vários objetivos que ao serem cumpridos melhoram certamente a vida noturna das cidades que adiram a esta iniciativa. O desenvolvimento de vários projetos de prevenção na rua que sejam capazes de promover mudanças positivas de comportamentos assim como chamar as autarquias a criarem roteiros da “Noite Saudável e Segura” reforçam este projeto-piloto que vai ao encontro das preocupações do Governo nesta matéria.
Segundo a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), o consumo de álcool e drogas pelos jovens tem vindo a aumentar nos últimos anos. Uma das causas deve-se ao facto dos adolescentes e jovens adultos pretenderem utilizar os efeitos destas substâncias com o intuito socializar mais, integrando-se numa cultura de ócio e prazer. No entanto, isso levanta enormes problemas, tanto a nível social, como psicológico e físico.
Uma das consequências preocupantes, por exemplo, é que muitas relações sexuais ocorrem sob o efeito de álcool. Daí, podem ocorrer gravidezes indesejadas bem como a difusão de doenças sexualmente transmissíveis. A condução sob o efeito de substâncias psicotrópicas e de álcool também aumentou nos últimos anos, amplificando assim a sinistralidade nas estradas portuguesas. A violência é outro elemento preocupante na noite, igualmente potenciado por este tipo de substâncias, e que implica uma rápida intervenção. Foto Vitor Bengala