Augusto Barros, presidente da União de Freguesias de São João Baptista/Santa Maria dos Olivais, garantiu, aos microfones da Hertz, que em 2016 a autarquia e a “sua” Junta irão intervir em Palhavã de Cima, nomeadamente na designada Corredoura do Mestre. O autarca disse que sucessivos executivos «têm fugido» de intervir naquela problemática artéria face à complexidade da obra necessária mas deixou claro que, no ano que vem, os problemas a que os residentes e automobilistas estão sujeitos vão ser ultrapassados: «Acredito que algumas pessoas se questionem sobre o facto de termos alcatroado a Quinta do Contador enquanto a Corredoura do Mestre, ou seja, Palhavã de Cima fica para trás… Não, não fica. Tenho sido questionado por muita gente e tenho dito que Palhavã de Cima é uma obra da qual muitos executivos têm fugido pois é uma intervenção de muita responsabilidade. Se fosse uma intervenção a sério, então teria que ser algo mesmo a doer, ou seja, uns largos milhões. Posso dizer que no ano que vem vamos fazer uma intervenção e preparar aquela estrada como deve de ser. As pessoas não merecem aquelas autênticas piscinas no Inverno. Vamos rebaixar o mais possível para ver até onde poderemos aproveitar de forma a colocarmos um novo pavimento naquela artéria, que bem merece. Ao longo dos últimos anos, aquela população tem sofrido esses problemas na pele e acho que já chega. Por isso, no ano que vem esta obra será realizada, em conjunto entre a Junta e a Câmara. Quero que a população fique sossegada nesse aspecto».
Recorde-se que ainda na semana passada, a autarquia e a Junta finalizaram a intervenção em algumas das artérias daquela zona urbana, conforme sublinhou Augusto Barros: «Ao nível das obras que estavam projectadas e que, a pouco e pouco, temos projectado, também conforme os dinheiros deixam, acabámos de asfaltar a rua do Contador, que vai de Santa Marta a Palhavã de Cima, ou seja, no Trilho do Mestre e na rua do Contador foi feita uma intervenção de cerca de 1500 metros. É uma obra que nasceu de uma parceria com a Câmara e que já estava projectada há bastante tempo. Ficou completada na semana passada e nesta terça-feira de manhã já lá andámos para fazer as medições e fazer o respectivo pagamento».
Augusto Barros deixou, ainda, a informação relativa à conhecida Ponte das Ferrarias, que será alvo de intervenção. O presidente da Junta Urbana chamou a atenção, também, para os melhoramentos que foram efectuados à entrada na cidade, via Nacional 110: «Temos feito umas intervenções à entrada de Tomar, na parte Sul, na nacional 110, nomeadamente a recuperação dos muros, floreiras, a Capela de São Lourenço foi pintada e recuperada, assim como a Fonte de São Lourenço… Isto serve para demonstrar que não temos estado parados. Tem que ser é à medida do dinheiro disponível. Posso dizer-lhes, em primeira-mão, que está em preparação uma intervenção no açude da Ponte das Ferrarias, em São Lourenço. A Câmara está a intervir para que o espelho de água possa vir ao de cima e dê outro aspecto à entrada de Tomar»,