O grupo Melech Mechaya vai estar em Tomar no próximo sábado, dia 14 de maio, para um concerto imperdível no Cine-Teatro Paraíso, pelas 21h30. Os bilhetes já estão à venda no local e têm o preço único de 5 €.O grupo, considerado como “um dos casos mais interessantes da cena musical portuguesa” (Salvatore Esposito, revista italiana BlogFolk) conta com João Graça no violino, Miguel Veríssimo no clarinete, André Santos na guitarra, João Novais no contrabaixo e Francisco Caiado na percussão, e é apontado como a primeira e mais proeminente banda de música Klezmer em Portugal, com uma sonoridade que se inspira ainda na música portuguesa, balcânica e árabe.
Depois de dois discos em 2008 e em 2009 (o EP “Melech Mechaya” e o LP “BudjaBa”), onde participam as Tucanas, os Melech Mechaya lançaram em Outubro de 2011o álbum “Aqui Em Baixo Tudo É Simples”, com a participação da fadista Mísia e do trompetista norte-americano Frank London. Referido pela revista Blitz como um dos melhores álbuns do ano, foi editado internacionalmente em Maio de 2012, conquistando a crítica europeia com “a sua identidade musical própria” (EelcoSchilder, revista alemã FolkWorld). Em 2013 foi distribuído nos Estados Unidos, onde atingiu os lugares cimeiros dos tops de várias rádios, e foi nomeado para Melhor Disco Instrumental nos IndependentMusicAwards.
Em 2014, os Melech Mechaya editaram o LP “Gente Estranha” com colaborações de Pedro da Silva Martins (Deolinda), Jazzafari e Amélia Muge, disco que atingiu o 3º lugar no top de músicas do mundo do iTunes.As extensas digressões dos Melech Mechaya levaram os seus espectáculos “simplesmente electrizantes” (João Bonifácio, Público) aos quatro cantos do país, incluindo Açores e Madeira. O quinteto actuou já em importantes festivais como o Rock In Rio Lisboa, Super Bock Surf Fest, FMM Sines, CCB Fora de Si, Festa do Avante!, Festival do Sudoeste, Maré de Agosto, ou Bons Sons, e fez ainda a primeira parte do concerto de Emir Kusturica&The No Smoking Orchestra no Coliseu de Lisboa. Fora de portas, a crescente carreira internacional dos Melech Mechaya tem conhecido sucessivos desenvolvimentos. Com uma presença considerável em Espanha, onde foram cabeças de cartaz de diversos festivais e partilharam palcos com bandas como Portico Quartet e Kroke, os Melech Mechaya actuaram na Croácia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Áustria, Bélgica, Suécia e Finlândia.